Prefeito Júlio Pimenta afirma que Cerimônia de 21 de Abril em Ouro Preto-MG não interferirá nas celebrações da Semana Santa

Home » Prefeito Júlio Pimenta afirma que Cerimônia de 21 de Abril em Ouro Preto-MG não interferirá nas celebrações da Semana Santa
Por Tino Ansaloni Publicado em 05/04/2019, 22:12 - Atualizado em 03/07/2019, 22:59

Foto-Celebrações da Semana Santa 2014 foi em meio a estruturas de palco do governo do estado na Praça Tiradentes
Crédito-Tino Ansaloni

Uma coletiva de imprensa para lançamento da Semana Santa 2019, em Ouro Preto-MG, aconteceu na tarde de 04/04, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que está passando por restauro dos afrescos e já tem a reforma estrutural concluída.

Estiveram presentes o Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta; os Secretários Municipais de Turismo Indústria e Comércio, Felipe Vechia; de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni; o vice-prefeito, Tico Miranda; o Chefe do Escritório do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, André Henrique Macieira e o Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

A coletiva teve a presença, também, de figurantes bíblicos, que participarão das celebrações desse ano, além do recém-criado Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira, que acompanhará uma de duas procissões que foram regatadas, após ficarem mais de um século se acontecer na cidade. São a Procissão do Fogaréu, que acontece na quinta-feira santa, após a cerimônia de lava-pés e a Procissão da Soledade de Nossa Senhora.

Leria mais aqui, sobre as procissões resgatadas.

A reportagem do Jornal Voz Ativa já havia entrado em contato com o cerimonial do Governo de Minas, para apurar sobre a coincidência de data e horários das celebrações da Semana Santa, no domingo, 21 de abril, com a procissão da Ressurreição, que passa pelos tapetes confeccionados em várias ruas da cidade, incluindo a Praça Tiradentes e a Solenidade da Inconfidência, quando uma grande estrutura de palcos é montada na Praça.

Durante a coletiva, tivemos a chance de perguntar ao prefeito de Ouro Preto, sobre como seriam as comemorações de 21 de abril imaginada pelo governo do estado. Júlio Pimenta afirmou que em conversa com o governador Romeu Zema, este afirmou que a prioridade no dia 21-04, na Praça Tiradentes será da Igreja Católica e suas celebrações, não interferindo, o governo, na tradição da cidade.

Há possibilidade de a Cerimônia da Medalha acontecer dentro do Museu da Inconfidência, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto ou até mesmo na cidade administrativa do governo do Estado. Ainda segundo Júlio, está garantido pelo governador que não haverá montagem de palanques na Praça Tiradentes e que o depósito simbólico da coroa de flores no monumento ao Mártir da Inconfidência, no centro da cidade, poderá acontecer na parte da tarde, quando as solenidades religiosas já terão terminado.

O prefeito afirmou, também que na segunda-feira, 08/04, haverá reunião do Conselho da Medalha da Inconfidência, que enfim, definirá, de forma oficial, como e onde serão as comemorações de 21 de abril.

“A comunidade de Ouro Preto e turistas podem ter a certeza de que não haverá nenhuma ação do Governo do Estado, no dia 21 de abril, que possa comprometer as solenidades religiosas. Essa é uma garantia que o governador nos deu. ” Encerra Júlio Pimenta.

Deixar Um Comentário