Prefeitura divulga panorama dos seis meses de vacinação contra a Covid-19

Atualmente, Ouro Preto possui em seu estoque 1591 doses que estão distribuídas nos postos de saúde dos distritos e que serão executadas conforme calendário de agendamento de cada unidade de saúde.

Home » Prefeitura divulga panorama dos seis meses de vacinação contra a Covid-19
Por Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 04/08/2021, 13:26 - Atualizado em 04/08/2021, 13:26
Foto – Ouro-pretano comemora o recebimento da vacina. Crédito – Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

Desde o começo da vacinação contra a COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado todos os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado e seguido o calendário de imunização conforme as prioridades exigidas.

Nos primeiros meses, as faixas etárias contempladas foram as das pessoas com idade avançada, seguidas pelos agentes de saúde e indivíduos com comorbidades. Ao longo das semanas, foram vacinando os moradores de acordo com as idades até chegar nos profissionais da educação, transporte público, industriais, comércios e mantendo a imunização por faixa etária.

Foto - Reprodução. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Nas últimas semanas, um salto foi dado em Ouro Preto na vacinação, tendo vacinado parcialmente mais de 60% da população e avançando na faixa etária, hoje nos 31 anos. Isso foi reflexo de um trabalho intenso da Secretaria de Saúde, que tem antecipado a vacinação e causado um desempenho notável.

Panorama

Foto - Reprodução. Crédito - Ane Souz/PMOP.

A logística de aplicação das vacinas funciona da seguinte maneira: na sede, a vacinação é feita no Centro de Convenções da UFOP e/ou no sistema de drive-thru no campus da UFOP no bairro Bauxita e em Cachoeira do Campo. Já nos demais distritos, a vacinação é por meio de agendamento nos postos de saúde. As doses recebidas são guardadas em lugar adequado, com vigilância 24 horas por dia, com sistema de aviso monitorado de temperatura ou mal funcionamento das câmaras.

O cálculo de recebimento das vacinas é feito direto pelo Ministério da Saúde que utiliza banco de dados para cada grupo prioritário, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e-SUS e outros.

O que cada município pode fazer é atualizar os dados e solicitar mais vacinas, porém, o Estado não autoriza qualquer pedido. Em Ouro Preto, só foi realizado ajuste de doses para trabalhadores de saúde e população acima de 60 anos. Dessa maneira, o recebimento de doses fica condicionado à quantidade que o Governo do Estado repassa aos municípios.

Foto - Reprodução. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Das doses recebidas e aplicadas, o quantitativo de cada fabricante é: Jassen: 5,5% (3775); Astrazeneca: 47,86% (32865); Coronavac: 31,55% (21668) e Pfizer: 15,09% (10362). Ouro Preto possui 74.558 habitantes, sendo que 62,36% (46494) da população está parcialmente imunizada e totalmente imunizada somam-se 27,61% (20585) pessoas.

Atualmente, Ouro Preto possui em seu estoque 1591 doses que estão distribuídas nos postos de saúde dos distritos e que serão executadas conforme calendário de agendamento de cada unidade de saúde. Foram aplicadas 3.815 doses únicas, 46.494 vacinas da 1ª dose e 16.770 da 2ª dose, totalizando 67.079 pessoas imunizadas (parcial ou completamente).

Ressaltamos que todas as informações referentes à vacinação e ações contra a COVID-19 realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde são publicadas no site institucional e redes oficias da Prefeitura de Ouro Preto: ouropreto.mg.gov.br/coronavírus e @prefeituraouropreto.

Foto - Reprodução. Crédito - Ane Souz/PMOP.

*Todos os dados utilizados para essa matéria foram computados até a sexta-feira, dia 30 de julho.

Deixar Um Comentário