Ouro Preto celebra Dia Mundial do Turismo e assina convênio com o Estado

Parceria visa criar o Programa de Rede Integrada de Proteção ao Turismo que será implantada no Município

Home » Ouro Preto celebra Dia Mundial do Turismo e assina convênio com o Estado
Por Nathália Souza - Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 29/09/2021, 14:06 - Atualizado em 29/09/2021, 14:06
Foto – Reprodução. Crédito – Neno Vianna/PMOP. Siga no Google News

Celebrado em 27 de setembro de 1980 pela primeira vez, o Dia Mundial do Turismo foi criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e tem como objetivo ressaltar a importância social, cultural e econômica do setor. Além de contribuir com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, o turismo é importante para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais.

Neste ano de 2021, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Turismo para o crescimento inclusivo” e visa ajudar esse setor, que tem sofrido prejuízos devido à COVID-19. Assim como em diversas cidades turísticas, Ouro Preto sentiu os impactos da pandemia em um dos seus pilares econômicos e a retomada do turismo no Município tem sido uma ponta de esperança para dias melhores.

Buscando um retorno seguro tanto para os moradores quanto para os visitantes, no dia 27 de setembro a Prefeitura de Ouro Preto assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e com a Polícia Militar de Minas Gerais com o intuito de criar o Programa de Rede Integrada de Proteção ao Turismo que será implantada no Município. O ato aconteceu na Casa de Gonzaga, sede da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Para Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, a retomada das atividades turísticas é ponto fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Município, de Minas Gerais e do Brasil. “Tivemos uma missa na Basílica do Pilar, oficiada pelo padre Adilson, no sentido de darmos graças a Deus por essa possibilidade da volta do turismo, reestabelecendo empregos, melhores condições de trabalho e de vida para centenas de pessoas que estão diretamente ligadas a essa atividade no nosso Município. Esse momento é marcante, pois Ouro Preto sai na frente na liderança da reconstrução do turismo como uma atividade vital para nossa economia e para oportunidades melhores e mais dignas para todos os profissionais que não puderam trabalhar durante a pandemia”.

Foto - Reprodução. Crédito - Neno Vianna/PMOP.

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, enfatizou que essa rede é mais uma ferramenta de segurança tanto para os turistas quanto para os cidadãos. “Destinos com mais segurança tendem, segundo estudos, a terem mais visitantes. Essa união, turismo, cultura e Polícia Militar é muito estratégica no sentido de promover o destino seguro, ou seja, criar uma imagem global de Minas como um local de visitação que preza pela segurança dos seus visitantes”.

Rodrigo Câmara, secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, definiu a rede como um trabalho multidisciplinar. “Esse projeto trabalha a requalificação e a reabilitação de espaços que estão inóspitos tanto para a comunidade quanto para quem nos visita. É uma rede que envolve muitas secretarias da Prefeitura de Ouro Preto e a comunidade, para que ela se sinta parte desse projeto que é muito importante e não tem prazo de validade, é perene”.

Segundo Rodrigo Sousa Rodrigues, coronel e comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, a rede é uma união de esforços para fomentar o turismo na nossa região. “Em Ouro Preto vamos trazer treinamentos aos policias na área de logística e adequações de viaturas. Também será feita a identificação de pontos vulneráveis e críticos para aturamos tanto para a segurança do turista quanto para os moradores. Queremos mostrar que Minas é segura e um excelente destino para viajar e, segundo o Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (SINESP), pelo segundo ano consecutivo foi considerado o estado mais seguro do Brasil”.

Durante a cerimônia de assinatura, houve apresentação da Associação Musical Orquestra Show (AMOS), da Polícia Militar do Estado e logo após o ato simbólico, foi celebrada uma missa em Ação de Graças ao Dia Mundial do Turismo e ao lançamento do Programa de Rede Integrada de Proteção ao Turismo. Por fim, músicos da Orquestra de Ouro Preto se apresentaram na Basílica do Pilar e o Congado encerrou as celebrações do dia com a batida dos tambores na porta da Igreja.

Foto - Reprodução. Crédito - Neno Vianna/PMOP.

Deixar Um Comentário