Suspeitas de sarampo em Ouro Preto-MG são descartadas após resultados de exames da FUNED

Home » Suspeitas de sarampo em Ouro Preto-MG são descartadas após resultados de exames da FUNED
Por Tino Ansaloni Publicado em 17/09/2019, 18:48 - Atualizado em 17/09/2019, 19:24

Na tarde de 17/09, a redação do Jornal Voz Ativa entrou em contato com a Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município de Ouro Preto, Maria das Mercês Santos André de Melo, que informou sobre os resultados negativos para os dois casos de suspeita de sarampo na cidade.

No primeiro deles, ocorrido no sábado, 07/09, uma criança, moradora da cidade de Poços de Caldas-MG, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia, com febre e algumas manchas pelo corpo. A médica que efetuou o atendimento tomou as providências necessárias e não viu a necessidade de manter a internação do paciente e após a normas protocolares serem efetuada, o mesmo foi liberado.

O outro caso foi de uma crianças de 8 meses de vida, moradora da localidade de Bocaina, em Ouro Preto, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento, no bairro São Cristóvão, com os sintomas da doença, seguindo para o Hospital Santa Casa da cidade. Segundo a Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município de Ouro Preto, a criança foi vacinada no dia 26/08/2019, ou seja, ainda no período durante o qual poderia se manifestar o exantema súbito, que se trata de reações como as do sarampo, porém não contagiosas. O exantema seria uma reação da criança a vacina.

Os resultado de exames laboratoriais feito pela FUNED - Fundação Ezequiel Dias, que trabalha há mais de um século buscando soluções em saúde para o fortalecimento do SUS, sendo portanto a referência nessa área para os municípios do interior de Minas Gerais, foram negativos para os dois casos. As duas crianças passam bem.

Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, desde o início de 2019 foram notificados 489 casos suspeitos de sarampo provenientes de 135 municípios no estado de Minas Gerais. Destes, 183 foram descartados, 288 estão em investigação e 18 casos foram confirmados.

Dos 18 casos confirmados no ano, 04 aconteceram no primeiro trimestre de 2019 e são residentes dos municípios de Belo Horizonte, Contagem e Betim, tendo esta cadeia, como caso índice, um viajante da proveniente da Europa.

Ouro Preto continua, portanto, sem casos de sarampo.

Deixar Um Comentário