Nota de Falecimento – Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues

Home » Nota de Falecimento – Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues
Por Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Passagem de Mariana e Academia de Letras/Artes e Ciências Brasil Mariana Publicado em 08/01/2023, 16:30 - Atualizado em 08/01/2023, 16:47
morre-monsenhor-passagem-mariana-mg
Foto – Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues, ex pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória. Siga no Google News

Texto - Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Passagem de Mariana - Mariana-MG

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues.

Monsenhor Flávio foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória por 45 anos, exercendo seu pastoreio com muita dedicação, sabedoria, fé e grande amor a nossa padroeira Nossa Senhora da Glória.

Deixou um grande legado em nossa comunidade paroquial, erguendo no seu período conosco a capela de Santo Antônio na Vila São Vicente e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição entre outros feitos como o salão e casa paroquial,obras sociais,tudo com muito zêlo e carinho por nossa comunidade. 

Nas nossas orações, pedimos a Deus que o receba de braços abertos, ele que muito fez para espalhar a palavra Deus.

O velório será realizado na Catedral Brasílica Nossa Senhora do Pilar em João Del Rei, a partir da noite de hoje. Amanhã, 09, Santa Missa de Corpo Presente na Catedral, às 15h e sepultamento no Cemitério São Francisco.

Firmes na esperança da ressurreição, roguemos ao Pai celeste, para que acolha este vosso servo bom e fiel no vosso Reino de Amor e de Paz.

Nossa gratidão eterna ao Monsenhor Flávio Carneiro

Texto - Academia de Letras/Artes e Ciências Brasil Mariana

A ALACIB - Academia de Letras/Artes e Ciências Brasil Mariana - informa com pesar o falecimento do acadêmico: Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues, ocupante da cadeira de número 20, empossado em 2010, cujo patrono é Dom Oscar de Oliveira.

Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues nasceu no dia 15 de fevereiro de 1932, na cidade mineira de São João Del Rei. Licenciado em História, em Letras, em Filosofia, em Teologia e em Pedagogia. Fez o curso Intensivo de Aperfeiçoamento no Magistério de Língua Portuguesa; curso de extensão em Língua Portuguesa pela UFMG; curso de Extensão Universitária/Psicologia Experimental e Personalidade/Faculdade Dom Bosco; Curso de Estudos e Problemas Brasileiros – UFMG (FAFIM).

Foi aprovado em concursos para provimento de Cadeira e Aulas extranumerárias em escolas estaduais. Foi Diretor do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (desde 1989). Exerceu os cursos de Grego/Latim/Língua Portuguesa e Etimologia no Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFOP por 19 anos.

Ministrou aulas de Língua Portuguesa e de História na Escola Estadual Dom Silvério em Mariana por 20 anos. Foi Orientador Educacional na Escola Estadual Dom Silvério por 05 anos. Lecionou Grego/Latim/Língua Portuguesa no Seminário Nossa Senhora Assunção - Mariana por mais de 38 anos. Foi Diretor do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese por 23 anos. Foi Diretor do Museu da Música em Mariana por 15 anos. Foi Diretor do Museu do Livro em Mariana por 20 anos. Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Membro da Academia São-joanense de Letras (São João Del Rei), da ALACIB-MARIANA e da Academia Marianense de Letras.

Trabalhos publicados: “O Copiador de D. Frei Manoel da Cruz (2008); As visitas Pastorais no séc. XVIII no Bispado de Mariana (1998); Segunda Coletânea das Visitas Pastorais (2000); Relatórios Decenais dos Bispos de Mariana (2005); Os Dois Relatórios Decenais de Dom Viçoso (2006); Etimologia, Ciência Esquecida (1989); Hylemorfismo Aristotélico, repensado por Sto. Tomás; O Semeador (artigo na Revista Rua Direita/1976); Annus Qui – Leitura e Tradução Portuguesa da Encíclica de Bento XIV..

Deixar Um Comentário