Milhares de leitores do Brasil e do mundo acompanharam, por meio do Jornal Voz Ativa, a história de dedicação, luta e superação envolvendo os ouro-pretanos Thiago Henrique Silvestre e sua mãe Maria José Dias. Em 2016, o jovem, agora com 24 anos, foi diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma doença autoimune sem causa definida.
Jovem ouro-pretano que contraiu doença rara precisa da sua ajuda; saiba como e porquê contribuir
Mais um evento em prol de Thiago acontece em Ouro Preto-MG nesta sexta (14/02)
Jovem ouro-pretano com doença rara ainda precisa de você; saiba como ajudar
Thiago tem a síndrome de Guillain-Barré. Doe sacos de cimento para ajudar a construir casa acessível
Fraqueza muscular progressiva e ascendente, insuficiência respiratória e batimentos cardíacos irregulares deixaram o estudante da APAE Ouro Preto preso à cama. Desde então, sua mãe não tem medidos esforços para ajudá-lo.
Ações solidárias
Com a ajuda de amigos, empresários e de toda comunidade ouro-pretana, principalmente a do Padre Faria, eventos foram realizados, sempre no intuito de arrecadar fundos para melhorar a qualidade de vida do rapaz que necessita de atenção vinte e quatro horas por dia, o que impede sua mãe de se dedicar ao trabalho o quanto gostaria.
As respostas vieram não só da cidade, mas de pessoas de todo o país que contribuíram com uma campanha de financiamento coletivo, as conhecidas “vaquinhas virtuais”. Além disso, a primeira etapa de uma campanha com o apoio de diversas casas de materiais de construção da cidade foi concluída. Agora, Thiago está a um passo de ter uma residência que lhe possibilite um melhor conforto em termos de acessibilidade.

Sua casa, antes contava com inúmeros degraus e outros empecilhos para o trânsito com a maca. Parentes de Thiago doaram um espaço, uma laje, onde começou a ser construída uma nova moradia e, assim, um sonho.
Segunda campanha
Desde então a família conseguiu sair do aluguel, mas a construção ainda precisa de acabamento. Maria José exemplifica a necessidade da compra de outros inúmeros materiais para concluir a construção, como: padrão de luz, fiação, areia, tijolos, pisos, porta, pia, tanque, azulejo e outros itens de acabamento. Para isso, uma segunda campanha foi criada, ainda em parceria com proprietários de lojas de materiais para construção. Além disso, outra “vaquinha” está vigente e tem a meta de arrecadar R$ 6 mil reais.

Como posso ajudar?
Você pode ajudar por meio da internet acessando no link da vaquinha virtual (CLIQUE AQUI) ou doando sacos de cimento diretamente nas casas de material de construção parceiras (veja a lista abaixo). As lojas guardam o cimento e em seguida o mesmo é entregue para dar prosseguimento à construção.

Maria José explica que o cimento, quando não for mais necessário, poderá ser trocado por ela em outros itens pedidos pelo pedreiro, mas faz questão de ressaltar que nunca fica com a quantia em dinheiro. “É tudo muito transparente, tenho todas as notas comigo, caso alguém queira verificar”. A mãe ressalta também que agora uma das prioridades é terminar o quarto de Thiago, filho que ela considera um verdadeiro herói.
A “pequena” jornada de um herói
Fã do Super-Homem, famoso personagem das histórias em quadrinho, Thiago Henrique Silvestre também pode ser considerado um herói. Enquanto o Super-Homem precisa lidar com seu arqui-inimigo, o supervilão Lex Luthor, Thiago precisa de coragem para enfrentar as dificuldades financeiras e aquelas relacionadas à acessibilidade em um local repleto de serras, ladeiras e morros mas, principalmente, a síndrome de Guillain-Barré junto a todos os seus sintomas. Isso, o jovem faz sempre com um sorriso no rosto e uma alegria que contagia a todos.

Após anos lidando com a doença, Maria José conta que, na semana passada, Thiago já começou a se sentar na cama e já até estreou uma cadeira nova. Um voo enorme para quem já precisou respirar até com a ajuda de aparelhos. Enquanto o Homem de Aço conta, além da capa, com arsenal de poderes que incluem velocidade, visão em raio-x e superaudição, Thiago encontra sua força no amor incondicional de sua mãe, na vontade de viver e no apoio das pessoas que nunca desistiram dele.
Ainda sobre doações
Se preferir ajudar de outra maneira ligue para a mãe do Thiago - Maria José (31) 98854-4098
Você pode doar o valor de um ou mais sacos de cimento nas casas de material de construção que apoiam essa ação. São elas:
- Tiradentes Material de Construção
Rua Maciel - 510 - Alto da Cruz - (31) 3551-2102
Rua XV de Agosto - 1420 – Morro Santana - (31) 3552- 4043
- Inovar Material de Construção
Rua Padre Rolim - 1189 – São Cristóvão
(31) 3551-5650
- Jequeri Material de Construção
Rua Prefeito Washington Dias - 180 - Barra
(31) 3551-2155
- Depósito Casa Barrote
Rua Padre Rolim – 810 – São Cristóvão
(31) 3551- 2274
- Constro Lopes
Rua dos Inconfidentes – 139 - Barra
(31) 3551-7575

Deixar Um Comentário