Ao vivo: Centenária “Procissão do Fogaréu” acontece em Ouro Preto nesta Quinta-feira Santa (6)

Após interrupção de mais de um século e pausa por causa da pandemia, ritual volta em 2023 com transmissão ao vivo do Jornal Voz Ativa.

Home » Ao vivo: Centenária “Procissão do Fogaréu” acontece em Ouro Preto nesta Quinta-feira Santa (6)
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 06/04/2023, 12:42 - Atualizado em 06/04/2023, 13:17
A procissão dos tempos coloniais ficou sem registros há um século, de acordo com pesquisas da Igreja. Crédito – Ane Souz. Siga no Google News

Na noite de Quinta-feira Santa (6) ou das Endoenças, como era chamada nos primórdios das solenidades da Semana Santa em Ouro Preto, segundo relatos, acontecia uma procissão que saía da Capela de Sant’Ana na Santa Casa de Misericórdia para Matriz do Pilar. Lá, a imagem de Cristo era confiscada e com ela se seguia até a Matriz de Antônio Dias.

https://youtu.be/kppSK90zyhw
Procissão do Fogaréu em Ouro Preto com transmissão ao vivo agendada pelo Jornal Voz Ativa.

Essa procissão, que era chamada do fogaréu em razão das tochas que os irmãos levavam acesas, revive a cena da prisão do Senhor, no Horto das Oliveiras, depois de haver ceado com seus apóstolos e sua condução ao julgamento.

Por mais de um século, o ritual, que retrata a passagem bíblica deixou de ser realizado, mas foi retomado em 2019. Logo depois foi novamente interrompida devido à pandemia do coronavírus. Neste ano no dia 06 de abril ela volta a acontecer. As paróquias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Pilar, responsáveis pela organização das solenidades em 2023, explicam melhor o ritual:

“A Concentração será às 23h no adro da Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em Cortejo Penitencial até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Lá, tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus, simbolizando a sua prisão no Horto das Oliveiras. O Cortejo seguirá pelo bairro Antônio Dias até a Capela de Nossa Senhora das Dores”.

Veja a programação completa nesta Quinta-feira Santa:

17h30- Missa Solene “In Coena Domini” - da Ceia do Senhor no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado solenemente para a capela onde permanece até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.
18h - Missa Solene “In Coena Domini” - da Ceia do Senhor- com o rito do Lava Pés na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela do Bonfim e adoração até o final do dia.
19h – Missa na Capela de São Sebastião.
19h – Missa na Igreja São Francisco de Paula.
20h30 – Na Igreja de São Francisco de Assis, ocupará o púlpito, o Exmo. Revmo. Sr. Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que irá proferir o Sermão do “Mandatum”, recordando, assim, também, o ato em que Jesus lava os pés de seus discípulos.

Deixar Um Comentário