22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Assista – JVA fez live do Descendimento da Cruz na Semana Santa em Ouro Preto-MG

Home » Assista – JVA fez live do Descendimento da Cruz na Semana Santa em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 08/04/2023, 10:29 - Atualizado em 08/04/2023, 14:51
descendimento-cruz-ouro-preto-mg-semana-santa
Foto – Palco das Celebrações externas da Semana Santa durante o Descendimento da Cruz / Crédito – Tino Ansaloni Siga no Google News

Assista ao vídeo no final do texto

O Jornal Voz Ativa esteve na Cerimônia de Descendimento da Cruz, ao vivo, na noite de 07/04/2023, Sexta-feira Santa da Morte e Paixão do Senhor Jesus Cristo.

"Para contemplarmos Cristo crucificado a fim de termos a força de ultrapassar as dificuldades. A Cruz de Jesus é o sinal supremo do amor de Deus pelo ser humano, a resposta superabundante à necessidade que toda a pessoa sente de ser amada. Quando passamos pela prova, quando as nossas famílias enfrentam o sofrimento, a tribulação, olhemos para a Cruz de Cristo!” (Papa Bento XVI, 6 de abril de 2012)."

A chuva se abateu forte sobre a cidade de Ouro Preto na noite de 07/04, por volta de 18h40. O evento do Descendimento da Cruz que estava marcado para 19h30, no adro da Igreja de São Francisco de Assis, com a apresentação do figurado bíblico, teve atraso. O palco teve de ser preparado praticamente que novamente. A figura do Cristo Crucificado estava envolta por um plástico para evitar danos. A imagem de Nossa Senhora das Dores, com todo seu aparato, inclusive as sete espadas que representam as sete dores de Maria e seus tecidos foi poupada de estar presente aos pés da cruz, como acontece tradicionalmente, também devido às chuvas. Ela veio a público somente ao final da cerimônia e início da Procissão do Enterro.

Por volta de 20h40, teve início a cerimônia. O público lotou o largo de Coimbra e atento, acompanhou a subida do figurado bíblico, que poderá ser visto novamente, ao vivo, pelo Canal do Jornal Voz Ativa no YouTube, na manhã do Domingo, 09/04, na Procissão da Ressurreição, por volta de 8h, após a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que tem início às 7h.

Após pelo menos 20min do início da subida do figurado bíblico ao palco, a chuva começou novamente, mais branda que anteriormente, mas, cessou em poucos minutos, permitindo que o evento transcorresse normalmente. O público não deixou o local, pois, ouro-pretanos e turistas têm o Descendimenteo da Cruz como um dos momentos mais esperados da Semana Santa na cidade. O Coral e Orquestra Pio X abrilhantou todo o evento.

Após o Sermão proferido por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Bispos Emérito da Arquidiocese de Mariana, durante o qual o Cristo é descido da Cruz, tendo primeiramente os cravos da mãos direita retirados e após, os cravos da mãos esquerda, na sequência, dos pés, os figurantes e Guardas Romanos, representados por moradores de vários bairros da cidade, iniciam a organização e a caminhada do cortejo.

Devido a possibilidade de chuva, os Párocos das paróquias de Nossa Senhora da Conceição, Padre Edmar José e de Nossa Senhora do Pilar, Padre Adilson Couto, definiram, por bem, um percurso menor para a procissão. Esse ano, seria seguida a antiga tradição da cidade, quando a Procissão do Enterro sairia da Igreja de São Francisco de Assis, indo até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e voltado ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde terminaria.

O trajeto foi rua São Francisco, passo da Rua do Ouvidor, rua do Ouvidor, praça Tiradentes, rua das Flores, largo do Cinema, rua Direita, voltando pela rua Bernardo de Vasconcelos, terminando no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Irmandades, Guardas Romanos, figurantes bíblicos, Anjos dourados e de Prata, Padres e público, com cortejo abrilhantado pela Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores, a banda do Alto da Cruz, seguiram com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores pelas ladeiras históricas de Ouro Preto.

Clique play e assista a cerimônia completa

https://youtu.be/DFmJr9xZogc
Cerimônia do Descendimento da Cruz a apresentação do figurado bíblico - Imagens JVA





Deixar Um Comentário