Participe da Tradicional Via Sacra do Bairro São Cristóvão

Saiba mais sobre a encenação da Paixão de Cristo promovida pela comunidade neste ano.

Home » Participe da Tradicional Via Sacra do Bairro São Cristóvão
Por João Paulo Silva Publicado em 05/04/2023, 17:40 - Atualizado em 07/04/2023, 14:48
Foto – Arquivo. Crédito – João Paulo Silva / JVA. Siga no Google News

Todos os anos, pessoas cheias de devoção sentem orgulho em encenar a Paixão de Cristo na Semana Santa e muitos dão, quase que literalmente, o sangue para isso. A tradicional Via Sacra do Bairro São Cristóvão já acontece há mais de 30 anos na histórica Ouro Preto (MG).

A encenação religiosa acontece todos os anos na comunidade e luta para se manter viva, apesar dos poucos recursos, com investimentos advindos de comerciantes locais e dos próprios participantes, para assim continuar exercendo seu forte papel social na comunidade ouro-pretana que, além de tudo é manifestação de fé.

Foto - Arquivo. Crédito - João Paulo Silva / JVA.

O número de fiéis que acompanha e encena com devoção a Jesus em seus sofrimentos, desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário, é cada vez maior na comunidade. Esse ano a celebração reúne 150 figurantes na madrugada da Sexta-Feira da Paixão, na capela do bairro.

Após o café da manhã e orações, os participantes com indumentárias católicas, percorrem as ruas histórica de Ouro Preto, sob os olhares curiosos da população e turistas. Enfeites são colocados nas janelas por todo o percurso da procissão, que segue até o estacionamento de centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O trajeto feito pela Via Sacra, durante o qual há as encenações dos atos da Paixão de Cristo tem o início na Rua José de Araújo Dias (Capela do bairro São Cristóvão, seguindo pela rua José de Araújo Dias, rua Professor Brito Machado, atravessando a rua Padre Rolim, rua Tomé de Vasconcellos, rua Tomé Afonso, rua Professor Zizinha Cruz, rua Getúlio Vargas, rua Cônego Simões, rua José Costa de Carvalho, rua Benedito Valadares, rua João Batista Fortes, rua Conselheiro Santana, praça Monsenhor João Castilho Barbosa, praça Américo Lopes, rua Diogo Vasconcelos com encerramento no Estacionamento do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

Foto - Arquivo. Crédito - João Paulo Silva / JVA.

Participe dessa linda e tradicional manifestação ouro-pretana! Enfeite suas janelas e sacadas no trajeto da Via Sacra.

Serviço

Tradicional Via Sacra do Bairro São Cristóvão
Quando:
Dia 7 de abril, Sexta-feira da Paixão
Concentração: Capela do Bairro São Cristóvão a partir de 5h

Foto - Arquivo. Crédito - João Paulo Silva / JVA.

Deixar Um Comentário