5ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ já tem data marcada em Ouro Preto

Com o tema “Deixe seu orgulho brilhar”, a parada conta com três atrações; confira!

Home » 5ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ já tem data marcada em Ouro Preto
Por Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz Publicado em 28/06/2023, 14:21 - Atualizado em 28/06/2023, 14:21
Foto — 4° Parada LGBTQIAP+ de Ouro Preto. Crédito — Ane Souz. Siga no Google News

A Parada do Orgulho LGBTQIAP+ já tem data marcada em Ouro Preto: 23 de julho. A edição 2023, com o tema “Deixe seu orgulho brilhar”, conta com três atrações, entre elas, o Bloco de Carnaval Então Brilha, a Banda Lu & Vitão e a oficina de tambor com Samba Preto. A concentração terá início às 13h, no Largo da Alegria.

Para o diretor de Promoção Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Victor Pinto, a Parada do Orgulho LGBT+ é um importante evento de visibilidade para essa população, que durante muito tempo permaneceu às margens da sociedade, sem poder andar com liberdade pelas ruas, muitas vezes escondendo sua identidade de gênero ou orientação sexual. Por isso, a Parada é um grito por liberdade, por reconhecimento e por pertencimento ao território.

“Essa mistura de luta popular e cultura cria um ambiente propício a quebrar os preconceitos da sociedade. A Parada do Orgulho LGBT+ é o momento no tempo e no espaço que reúne toda a diversidade da cidade, vão crianças, adolescentes, adultos, idosos, homens, mulheres, pessoas cis, trans, não binárias, pessoas heterossexuais e não heterossexuais. Portanto, também é um grande momento de desmistificar os preconceitos, para a sociedade ver que as pessoas LGBT+ são pessoas normais, mães, pais, avós, filhos, tios e tias, etecétera”, declara.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Turismo e Cultura, e do Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ de Ouro Preto, e conta com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto e o Projeto de Extensão da UFOP, POC - Papear, Ouvir e Conscientizar.

“Consideramos extremamente importante a participação da população LGBT+, com todo orgulho de serem quem são, e também convidamos e incentivamos a população que não se identifica como LGBT+ a participar e apoiar a luta por uma sociedade mais diversa e segura para todas, todos e todes”, conclui Victor Pinto.

Arte reprodução. Crédito - Ascom / PMOP.

Deixar Um Comentário