Sindsfop repudia a participação de ouro-pretano em atos antidemocráticos

Antônio Clésio Ferreira pode perder o título de cidadão honorário do município após solicitação

Home » Sindsfop repudia a participação de ouro-pretano em atos antidemocráticos
Por Assessoria de Comunicação SINDSFOP Publicado em 14/01/2023, 08:10 - Atualizado em 13/01/2023, 23:18
Foto – Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. / Crédito – Marcelo Carmargo – Agência Brasil Siga no Google News

Diante dos atos golpistas e criminosos contra o Estado Democrático de Direito ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ouro Preto (Sindsfop) publicou uma nota de repúdio aos ataques terroristas e ao apoio e participação do ouro-pretano, Antônio Clésio Ferreira.

Além da veiculação da nota, a diretoria do Sindsfop encaminhou um ofício à Câmara Municipal de Ouro Preto solicitando a retirada do título de Cidadão Honorário do Sr. Clésio, diante da sua presença nos atos antidemocráticos do último domingo. O sindicato também enviou um pedido à Paróquia do Pilar para o afastamento do ouro-pretano das atividades realizadas dentro das dependências do sindicato.

Há quase um ano, atendendo ao pedido do Sr. Clésio, o Sindsfop cedeu um espaço do sindicato para o encontro semanal do grupo de oração da paróquia. Para o Sindsfop, manter quem defende golpe de estado à frente das atividades da paróquia é um insulto aos fiéis e aos cristãos.

Clésio Ferreira é professor aposentado da Universidade Federal de Ouro Preto e tem extensa atuação em atividades nas paróquias de Cristo Rei e do Pilar. Em 2020, Clésio foi candidato a prefeito do município.

Em reunião do Comite Central de Mobilização da Região dos Inconfidentes, realizada no dia 10 de janeiro, entidades como o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe – Seção Sindical IFMG), a União de Negros pela Igualdade (Unegro); a Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (Famop); a Ocupação Chico Rei; os partidos PT; PCdoB e PV; e o mandato Deputado Estadual Leleco Pimentel também repudiaram a participação do Sr. Clésio nas ações golpistas em Brasília e irão solicitar que o poder legislativo retire o título de Cidadão Honorário concedido ao mesmo em dezembro de 2012.

A diretoria do Sindsfop alerta que os servidores filiados que apoiam atos antidemocráticos, terão o pedido de expulsão do quadro de sindicalizados encaminhado pela diretoria executiva à Assembléia Geral.

O Sindsfop, instituição trabalhista, classista, democrática e republicana, entende que o desrespeito aos poderes instituídos, ao governo democraticamente eleito, à soberania popular, assim como ao patrimônio público não podem ser justificados sob o pretexto da liberdade de expressão. A entidade reitera, ainda, que segue atenta à defesa da democracia brasileira e caminha junto às instituições no combate ao fascismo.

Sindsfop - Gestão 2021-2024

“Transparência, independência e base de luta!”

Um Comentário

  1. Maria Maurita Moreira Rodrigues 15/01/2023 em 16:41- Responder

    Clésio e família, recebam meu abraço nesse momento difícil… essa tempestade vai passar… tudo está sob o controle de Deus…
    Quanto a esses comentários lhe desejando mal, não dê atenção… eles apenas mostram que de fato, “o amor venceu” 🤔 e a hipocrisia também… 😭

Deixar Um Comentário