“O Sorriso da Cigana” luta para devolver visão e dignidade a portadores de retinopatia diabética e catarata em Ouro Preto e Mariana
Mais de 400 pessoas são atendidas no mutirão contra retinopatia diabética. Vendas do livro e evento cultural visam arrecadar recursos para atender pessoas que precisam se tratar de outra grave doença: a catarata, principal causa de deficiência visual no mundo todo
“Procurem imaginar como cada um de vocês se sentira se, de repente, ficasse cego hoje. Imagem vocês tropeçando e andando às apalpadelas tanto durante o dia como à noite, seu trabalho, sua independência, tudo perdido”. O relato, apresentado por Luciano Guimarães, é de Helen Keller (1880-1968) escritora, conferencista e ativista social norte-americana. Keller foi a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado e suas palavras e luta ilustram a necessidade de se cuidar da saúde oftalmológica. Em reunião ordinária, realizada na última terça-feira (3), na Câmara Municipal de Ouro Preto (MG), o escritor e membro do LIONS Clube falou dos atendimentos prestados à população da cidade pelo Projeto “O Sorriso da Cigana”. O projeto nasceu a partir da publicação do livro homônimo, lançado em setembro do ano passado, com o objetivo de angariar fundos para pessoas portadoras de retinopatia diabética em Ouro Preto e Mariana. A doença, uma forma grave de glaucoma, relacionada ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia, afeta os vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. Em Ouro Preto, o trabalho em prol da saúde dos olhos começa com o lançamento do livro “O Sorriso da Cigana”, em setembro de 2017. O mutirão contra a retinopatia diabética aconteceu através da união entre os Lions Clubes de Ouro Preto, Cachoeira do Campo, Mariana e a Prefeitura de Ouro Preto. A realização do evento aconteceu na sede da APAE, na Bauxita. Para adquirir o Livro "O Sorriso da Cigana", de Luciano Guimarães e contribuir com o projeto, acesse o link
Evento cultural
No dia 4 de agosto de 2018, o Projeto “O Sorriso da Cigana” realiza no Centro de Artes e Convenções da UFOP, a partir das 21h, um evento cultural cujo objetivo é arrecadar recursos para a realização de cirurgias de catarata às pessoas carentes. A Festa "O Sorriso da Cigana", com a banda Kawa Nawa, open bar e open food com o Buffet Pathernon, conta ainda com a presença de astrólogos, tarólogos e quiromancistas.
Você sabia?
O Lions Clubs International ajuda os Leões a lutarem contra o diabetes por meio de dois programas de subsídios: o fundo de financiamento por meio de subsídio SightFirst para dar suporte a programas relativos à retinopatia diabética e o subsídio Quatro Pontos Básicos de apoio a programas de combate ao diabetes.
Acesse o site da fundação e saiba mais.
Alguns dados
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados no site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, de cada 10 casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados se detectados precocemente com visitas periódicas ao oftalmologista. Embora a maioria dos problemas oftalmológicos se manifeste a partir dos 40 anos, hoje se recomenda que a primeira consulta deva ocorrer quando a criança tem entre dois e três anos.
No início da escolarização todas devem ser submetidas a exame de acuidade visual: os vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) quando não corrigidos podem levar à perda visual. Ainda de acordo com a OMS cerca de 80% das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. As principais causas de cegueira entre adultos são: catarata (reversível), glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Serviços
Evento: Evento Cultural “O Sorriso da Cigana”
Data: 04 de agosto de 2018 (primeiro sábado do mês)
Horário: A partir das 21h
Local: Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Endereço: Rua Diogo De Vasconcelos, 35400-000 Ouro Preto
Informações: Evento Cultural “O Sorriso da Cigana”
“Mais de 400 diabéticos, pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde, receberam atendimento. Destes, 90 foram diagnosticados com a doença. A ação também foi estendia a Mariana, onde mais de 100 diabéticos foram atendidos. Os atendimentos foram realizados voluntariamente pelo casal de oftalmologistas Emílio e Márcia Foureaux”, revelou Luciano.
Luciano aproveitou também para agradecer aos vereadores ouro-pretanos Alysson Gugu, Chiquinho de Assis, Juliano Ferreira, Regina Braga, Vander Leitoa e Wander Albuquerque, todos engajados na causa. “Agradeço imensamente a vocês por contribuírem com esse projeto e por serem parte da realização deste tratamento dos cidadãos ouro-pretanos e marianenses que não correm mais o risco de ficarem cegos”.
A luta continua – combate à Catarata
A venda do livro “O Sorriso da Cigana” continua. Como ainda há exemplares disponíveis, os LIONS Clubes de Ouro Preto, Cachoeira do Campo (distrito de Ouro Preto) e Mariana, em conjunto com o autor, decidiram realizar uma nova campanha de vendas, com a finalidade de arrecadar recursos para atender pessoas que precisam se tratar de outra grave doença: a catarata, principal causa de deficiência visual no mundo todo.
Os participantes do projeto recebem, no endereço informado, um exemplar do livro "O Sorriso da Cigana". A obra fala da capacidade dos seres humanos de ressignificar as suas vidas.
https://www.youtube.com/watch?v=K1wp9FDA8uU
Deixar Um Comentário