Um deslizamento ocorrido na manhã de hoje, 25/01/2023, impediu o trânsito em meia pista na rua Pandiá Calógeras, conhecida popularmente como "Subida do Gambá" em Ouro Preto.
Segundo o Secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, o local pode ter de sofrido algum desvio de água, em ponto superior, pois, o desenho da rocha naquela região não é favorável ao deslizamento em direção a via. A Defesa Civil está verificando o caso.
“Como é uma rocha já sedimentada, nós não temos, na Pandiá Calógeras, o problema de temos de esperar secar para retirar a rocha. Fizemos imediatamente a limpeza, com a mobilização de máquinas, para liberação da via, diferente de outras encostas e outros rastejos que acontecem na cidade, como na rua Padre Rolim, onde não é indicada a retirada de material por conta do descalçamento da base da encosta, podendo provocar ainda mais deslizamentos". Explica o Secretário.
Ainda segundo do Secretário, no deslizamento do Morro da Forca também não é possível nenhuma intervenção, sendo que as chuvas não cessam e há risco de novos movimentos em caso de retirada da terra.
A área da Pandiá Calógeras continua isolada para a passagem de pedestres, que devem estar tentos às marcações com fitas de segurança, cones e cavaletes.
40 anos da Carta Geológica de Ouro Preto, elaborada pelo Geólogo Edézio teixeira de Carvalho. Governantes picaretas deixaram na gaveta…