Defesa Social realiza planejamento para simulação prática de situações de risco em Mariana-MG

Home » Defesa Social realiza planejamento para simulação prática de situações de risco em Mariana-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 22/08/2018, 00:11 - Atualizado em 30/06/2019, 23:42

Foto-Divulgação
Crédito-Débora Madeira

A Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil de Mariana se reuniu, na última segunda-feira, 20, com representantes da Samarco, Fundação Renova, Defesa Civil de Minas Gerais, Polícia Militar e Guarda Municipal, no Centro de Convenções Frazão – Vila Samarco para um treinamento de mesa da simulação, que acontecerá dia 1 de setembro com a população dos distritos de Camargos, Ponte do Gama e Bento Rodrigues.

O simulado consiste em testar os recursos municipais públicos e privados estabelecidos no Plano de Contingência e Proteção da Defesa Civil para atender a população em situação de risco. No encontro foi estabelecida a rota de fuga, além do tempo em que as instâncias levarão para atender o chamado assim como o período de deslocamento da população até o ponto de encontro.

O secretário de Defesa Social, Braz Azevedo, participou do treinamento e ressaltou a importância de uma política de gestão e planejamento. “Este treinamento visa mostrar na prática a efetividade de toda organização realizada durante a construção do Plano de Contingência e as palestras feitas junto aos moradores dos distritos. Vamos pontuar as falhas e corrigi-las para que, em uma situação real, possamos atender a população de forma ágil e eficaz”, frisou o secretário.

A simulação prática é resultado das ações de Gestão de Riscos de Desastres que foram desenvolvidas nos distritos pela  Coordenadoria de Proteção da Defesa Civil (COMPDEC), com o intuito de informar a comunidade sobre ações de prevenção e preparação para reduzir a exposição às ameaças. Além disso, a iniciativa busca proceder de modo seguro em situações de risco e melhorar a comunicação entre as empresas que atuam próximas aos locais com as comunidades e a Defesa Civil.

De acordo com o Guarda Municipal que atua na Defesa Civil, André Machado, as ações com as comunidades são fundamentais para segurança e prevenção de tragédias. “As regiões nas quais realizamos esses trabalhos são próximas às barragens e, por mais que estejam sob controle, é fundamental o treinamento para situações de risco”, destaca o GM.

As ações são embasadas na Lei Federal 12608 Art. 8º que diz que compete aos municípios incorporar as ações de proteção no planejamento municipal, identificar e mapear as áreas de risco de desastres, quando for o caso. Assim como a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana

Deixar Um Comentário