‘Realeza’ recebe chaves da cidade e carnaval 2019 é oficialmente aberto em Ouro Preto-MG
O tema deste ano “Damas do Samba” foi projetado para enaltecer as diversas mulheres que contribuíram e contribuem significativamente para a difusão da cultura no município.
Foto-Corte momesca recebe das mãos do prefeito a chave da cidade, simbolizando o início do Carnaval
Crédito-Anne Souz/PMOP
‘Abre alas para a minha folia’. Agora é oficial, os clarins do Clube Zé Pereira dos Lacaios foram tocados por volta das 22h55 e os ouro-pretanos já podem considerar oficialmente aberto o Carnaval Patrimônio 2019 na antiga Vila Rica. A abertura aconteceu nesta sexta-feira (01/03), na Praça Tiradentes, com a cerimônia de entrega das chaves da cidade à Corte Momesca.
Nem a chuva foi capaz de apagar a alegria e ritmo da bateria da escola de samba Império do Morro Santana. Também participaram da abertura, membros do Clube Zé Pereira dos Lacaios e bataria da escola de samba Inconfidência Mineira, além da banda Nata da Sociedade.
Receberam das mãos do prefeito da cidade, Júlio Pimenta, as chaves da cidade, a Rainha Cláudia Emanuela, eleita pela quinta vez e Denício Geraldo Gomes, Rei Momo, pela oitava vez. Na mitologia grega, Momo era o deus do sarcasmo e do delírio e ao longo dos tempos foi agregado à cultura carnavalesca do Brasil.
Os direitos das mulheres também foram lembrados na cerimônia e elas foram encorajadas a denunciar qualquer tipo de fato relacionado ao crime de importunação sexual. “Para mim é uma grande alegria ser a rainha do carnaval, ainda mais com o tema deste ano, tão pertinente e importante para a comunidade ouro-pretana”, disse a Rainha Nenela.
O prefeito de Ouro Preto fez questão de destacar o pacote de atrações gratuitas que integram a festa deste ano. E cedeu a palavra às ‘Damas do Samba’, as grandes homenageadas neste carnaval. “Estas ouro-pretanas guerreiras que sempre se dedicaram à nossa cultura carnavalesca, Dona Fiica, Dona Nice, além das saudosas Dona Naé e Maria José Ferreira, mais conhecida como Mãe Maria”. A velha guarda do carnaval ouro-pretano foi escolhida para receber a homenagem, pois a proposta do tema é enaltecer a importância da mulher para o samba e cultura brasileira.
Arthur Carneiro falou da importante agremiação carnavalesca que emociona os ouro-pretanos há mais de um século. “Para nós é sempre importantíssimo abrir o carnaval. O Zé Pereira é a alma dessa festa, por toda a sua jornada de mais 150 anos. São tantas pessoas que se eu fosse citar algumas, poderia ficar horas aqui”.
Além da oficialização da realeza do carnaval ouro-pretano, que contou também com participação do Bloco Gatas e Gatões, do Grupo da Melhor Idade Renascer, muita música, em diversos pontos da cidade, garantiram a folia. A Praça Tiradentes, o Largo da Alegria, o Largo do Cinema e distrito de Cachoeira do Campo receberam shows instrumentais. Houve também apresentações de DJs, Street Dance e Funk Dance no Palco Hip Hop.
Confira também as fotos da abertura do Carnaval Patrimônio 2019
Deixar Um Comentário