Acadêmicos do São Cristovão é a grande vencedora do Carnaval Patrimônio 2019 em Ouro Preto-MG

Escola de samba fundada em 1980, foi a quinta a desfilar na Praça Tiradentes, na última segunda-feira (04/03).

Home » Acadêmicos do São Cristovão é a grande vencedora do Carnaval Patrimônio 2019 em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 06/03/2019, 20:49 - Atualizado em 03/07/2019, 22:00

Foto-Desfile da Escola de Samba Acadêmicos de São Cristovão
Crédito-Ane Souz/PMOP

‘Dia de Cinzas’ para alguns. Já para outros, esta quarta-feira (06/03) pós-carnaval foi tingida de verde e rosa na histórica Ouro Preto (MG), cores da bandeira da Escola de Samba Acadêmicos do São Cristóvão (ESASC). Formada por carnavalescos da comunidade de mesmo nome, a ESASC foi a grande vencedora do Carnaval 2019.

A apuração que, como de costume, foi marcada por controvérsias e questionamentos por membros de outras escolas, aconteceu nesta tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. O resulto foi baseado na nota dos jurados, todos grandes conhecedores do carnaval. Quesitos como alegoria, samba enredo, bateria, comissão de frente, entre outros, foram levados em consideração para se chegar ao resultado.

Ao todo, desfilaram oito escolas de samba de Ouro Preto, todas no mesmo dia. Os desfiles se estenderam até as 6h da manhã de terça (05/03), o que gerou reclamações por parte do público. A Mocidade Independente de Princesa Isabel foi a última escola a desfilar, mas não fez feio, atingido boa pontuação em quase todos os quesitos, bem como todas as outras escolas.

O desfile das Escolas de Samba de Ouro Preto é um dos momentos mais importantes do famoso Carnaval da cidade. Além da função social que exercem em suas comunidades, trazem à Praça Tiradentes meses de dedicação e o resultado é sempre marcado pela alegria e beleza.

O Presidente da Liga Carnavalesca João Bosco Neves, leu um breve currículo de cada membro desse júri, composto, inclusive, por pessoas que já participaram de julgamento das escolas de samba do Rio de Janeiro. A apuração foi acompanhada de perto por fiscais e pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Vecchia, além de membros das demais escolas de samba, dentro e fora do local. O Jornal Voz Ativa também acompanhou de perto a apuração e transmitiu ao vivo o resultado por meio de sua fanpage.

Por volta das 16h, após a somatória das notas, a escola que em seu desfile exaltou a Ilha Parintins, a “Ilha Encantada do Amazonas” e terra do boi bumbá, foi anunciada pelo Presidente da Liga das Escolas de Samba, João Bosco Neves, como a grande vencedora do Carnaval 2019, conquistando a nota máxima 100.

Tiço, o presidente da escola agradeceu a comunidade pela vitória. “Eu gostaria de agradecer toda a comunidade que se empenhou durante mais de seis meses para este carnaval. Há bastante tempo viemos trabalhando incansavelmente e o resultado é muito merecido. Para o próximo ano, faço votos de ainda mais trabalho e dedicação”.  O presidente destacou ainda a importância da festa para a cidade. “É bom para Ouro Preto e também para o povo. Esperamos que o investimento no Carnaval por parte do poder público seja cada vez maior”.

O carnavalesco Antônio Sérgio, que já trabalha com a escola há mais de 17 anos, destacou o belo trabalho. “O tema foi muito bem escolhido e temos trabalhado nele há cerca de três anos. Apesar das dificuldades e pressões durante todo o processo, contamos com o apoio de pessoas que nos incentivaram e a comunidade abraçou a causa. Nós somos uma prova de que não é preciso buscar o carnaval fora, temos condições de fazê-lo na cidade. Os talentos ouro-pretanos não devem ficar escondidos, as portas devem estar sempre abertas a eles. O resultado está aí, mas vai além de um simples troféu. Tudo foi produzido dentro da própria comunidade e provamos que a vitória se conquista com muito trabalho e suor”.

Confira as colocações das escolas de samba (com suas respectivas notas) do Carnaval Patrimônio Ouro Preto 2019 – ‘Damas do Samba’

1° Colocada –  Escola de Samba Acadêmicos de São Cristovão – 100

2ª colocada – Escola de Samba Unidos do Padre Faria – 97,9

 3ª colocada –União Recreativa do Santo Cruz – 97,5

4ª colocada – Escola de Samba Aliança da Piedade – 96,4

5ª colocada – Escola de Samba Princesa Isabel – 95,4

6ª colocada –União Recreativa Cachoeira do Campo – 93,7

7ª colocada –Escola de Samba Inconfidência Mineira – 90,6

8ª colocada – Escola de Samba Império do Morro Santana – 88,2

No ano passado, com samba enredo escrito por João Neto e Claudinei e interpretado por Fernando Marques, a vencedora foi a União Recreativa do Santa Cruz que relembrou o romance de Marília de Dirceu, eternizado pela obra do poeta luso-brasileiro, Tomás Antônio Gonzaga.

Foto-Desfile da Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão. Crédito-Ane Souz/PMOP

Deixar Um Comentário