Foto-A entidade selecionada por meio de edital para dar vida ao Carnaval foi a Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos
Crédito-Ascom/Prefeitura de Itabirito
Tintas, pincéis, tesouras e muita arte. Desde o dia 17 de janeiro, o galpão da Delphi se transformou em um grande atelier para a produção da decoração do Itabirito Folia 2019. Diariamente, 17 artesãs da Associação Itabiritense de Artistas e Artesões se revezam nos preparativos das peças que embelezarão a festa deste ano.
Com o tema “Rumo ao Centenário: O Carnaval dos Carnavais”, o edital de chamamento público para a criação da decoração foi lançado no segundo semestre do ano passado para as entidades sem fins econômicos sediadas em Itabirito. A entidade selecionada foi a Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos.
A produção dos elementos decorativos é inspirada em dois marcantes sambas-enredos das décadas de 80 e 90 quando ainda faziam parte do carnaval itabiritense as Escolas de Samba. Um dos sambas-enredos é “Alice no País das Maravilhas”, da Escola de Samba Império da Saudade, desfile de 1988, letra e música de Gilberto Turum; o outro é “Encanto do Egito”, da Escola de Samba Em Cima da Hora, desfile de 1992, letra e música de Gilberto Turum e Teomar Wilson. Além disso, a Praça da Bandeira será palco de uma homenagem às portas-bandeiras que já desfilaram nesses anos de história.
Trabalho Conjunto
A execução do projeto é realizada em parceria entre a Prefeitura de Itabirito e a Associação. De acordo com o diretor de Cultura, José Carlos Oliveira, o objetivo da ação, que já acontece há alguns anos, é promover a geração de emprego e renda na cidade, além de especializar os artistas locais. “Com este trabalho, capacitamos as artesãs locais para outras demandas de decoração, já que a mão de obra para a criação e produção destes elementos artísticos e decorativos é escassa”, explica.
Parceria que deu certo
Este já é o segundo ano em que a Associação será responsável pela decoração do carnaval. No ano passado, além do Itabirito Folia, ela trabalhou na decoração da Julifest. De acordo com a presidente e artesã, Maria Viana, o resultado é positivo para os profissionais. “Conseguimos divulgar nosso trabalho na cidade e para pessoas de todo o país que visitam Itabirito neste período. Com isso, geramos demandas para outras épocas do ano. Para um artista, isso é muito gratificante. Essa parceria trouxe retorno e reconhecimento para a associação”, diz.
O Itabirito Folia será realizado de 27 de fevereiro a 5 março e contará com diversas atrações para adultos e crianças. A programação completa será divulgada, em breve, no site da Prefeitura.
Foto-Artesanato criado pela Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos.
Deixar Um Comentário