Foto-Jovem carnavalesca desfila no Carnaval de Ouro Preto em 2018
Crédito-João Paulo Teluca Silva
O Carnaval “Damas do Samba” tem o patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura e Skol.
Pouco importa se em fevereiro ou março. Logo após a virada do ano, de norte a sul do Brasil, pelo menos aqueles que não são “ruim da cabeça ou doente do pé”, como cantou o poeta, aguardam a chegada do Carnaval e, de acordo com as tradições locais, fazem a própria festa. O mesmo não poderia ser diferente em Mariana e Ouro Preto, as cidades irmãs também se uniram em prol da folia, cada qual a seu modo e prometem um grande espetáculo. O carnaval em 2019 vai ocorrer no dia 5 de março, mas do dia 1° à Quarta-Feira de Cinzas, a promessa é muito samba no pé.
Unidas na mesma folia
As duas cidades históricas já estão em clima de pré-carnaval e ambas já divulgaram suas programações. Em Ouro Preto, como de costume, o Carnaval Patrimônio 2019 aposta no resgate histórico do samba e traz como tema ‘Damas do Samba’. De acordo com o Secretário de Cultura e Patrimônio do município, “o tema tem a intenção de enaltecer as diversas mulheres que contribuíram e contribuem significativamente para a difusão da cultura no município, bem como valorizar todos os artistas locais e regionais que tanto fortalecem o patrimônio cultural e histórico de Ouro Preto”.
Damas do samba
Mas quem são as digníssimas damas do samba? No dia 03 de março, o espetáculo “Damas do Samba” reunirá quatro cantoras locais (Lívia Rosa, Erika Curtiss, Silvia Gomes e Giselle Couto) para homenagear essas mulheres que de certa forma, representam tantas outras ouro-pretanas que “nunca deixaram o samba morrer”. São elas: a costureira Maria Pompéia Oliveira, conhecida como Dona Fiica; a primeira porta-bandeira, Eunice Guimarães, a Dona Nice; a carnavalesca e primeira mulher presidente de escola de samba, Maria Nazaré Mazzoni, a Dona Naé (in memoriam); e a compositora, Maria José Ferreira, mais conhecida como Mãe Maria (in memoriam).
Abertura e atrações
A abertura do Carnaval Patrimônio 2019 acontece no dia 1° de março, na Praça Tiradentes com a entrega, pelo prefeito Júlio Pimenta, das chaves da cidade para a Corte Momesca. Depois a folia não para.
Haverá 4 palcos na sede (Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo da Alegria e Praça Orlando Trópia), e outros 11 pontos de folia espalhados pelos distritos. Ao todo, o evento terá 64 apresentações musicais, além de 84 apresentações de DJs.
E claro que não poderiam faltar os desfiles das tradicionais escolas de samba, blocos de ruas, carnaval universitário e a amada agremiação carnavalesca com mais de 150 anos de história, O Zé Pereira do Clube dos Lacaios. A importância do Zé Pereira para o povo ouro-pretano pode ser comparada ao Galo da Madrugada dos pernambucanos.
Folia na Primaz
Nos últimos anos, a atual gestão municipal de Mariana também tem se preocupado com a valorização da arte e artistas locais no Carnaval. Com o tema “Quem Samba seus Males Espanta”, a festa acontece entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. A abertura acontece na quinta-feira, na Praça dos Ferroviários.
Durante os outros dias de folia, as atrações acontecerão principalmente no centro histórico. O evento promete resgatar as tradições marianenses e contará com o desfile de blocos caricatos.
“Todos os anos, nós procuramos inovar e nos superar, oferecendo à população uma festa melhor. Prova disso é a decoração das ruas, que serão enfeitadas com artesanato produzido por moradores de Monsenhor Horta, distrito de Mariana”, ressaltou o secretário de Cultura, Efraim Rocha.
Decoração privilegia artesãos locais
Segundo informações da secretaria de Cultura do município, a confecção da decoração do carnaval em Mariana está sendo feita por artistas da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Monsenhor Horta.
São 19 pessoas, entre homens e mulheres, trabalhando diariamente. É o segundo ano consecutivo que a decoração da festa de carnaval fica por conta da Associação, o que para eles enaltece o trabalho. “Essa é uma oportunidade de mostrarmos o que sabemos fazer, divulgar o nome do distrito e, também, fazer com que o trabalho de cada membro seja reconhecido”, afirmou a presidente da Associação, Geisa Ventura.
De acordo com a presidenta, serão 60 casais de bonecos que representarão sambistas e passistas de escolas de samba. “É uma cultura brasileira e queríamos destacar isso. Tudo foi pensado com muito carinho, até mesmo os detalhes, como os chapéus, o pandeiro, as cores e o brilho” disse.
Outro diferencial do carnaval marianense são as atividades voltadas exclusivamente para o público infantil. Um Concurso de Fantasias promovido pelo Clube Osquindô, e que está em sua 5ª edição, acontecerá no dia 3 de março, das 14h às 16h, na Praça Gomes Freire. O regulamento está publicado no Prefeitura de Mariana (mariana.mg.gov.br).
Desfile das escolas de samba na Cidade Maravilhosa
Já aqueles que têm o sonho de assistir de perto o ‘maior show da terra’, uma empresa ouro-pretana está promovendo uma excursão para o Carnaval no Rio de Janeiro. Com mais de 20 anos de experiência, a Maia Turismo reúne experiência e dedicação e quer realizar o sonho das pessoas de assistir ao Desfile das Escolas de Samba Campeãs na Cidade Maravilhosa.
São três dias de viagem. A saída acontece na quinta-feira, às 23h, no Terminal Rodoviário de Ouro Preto. A previsão de chegada ao Rio de Janeiro é na sexta-feira. Em seguida, os passageiros partem para o hotel Monte Alegre, situado na Lapa, bairro boêmio situado no coração da cidade. Uma ótima oportunidade para ver a sua escola do coração de perto, rodeado de artistas e celebridades.
Entre em contato com a Maia Turismo e tire todas as suas dúvidas sobre a viagem e valores – (31) 9 8536-4349
Acesse a programação completa do Carnaval em Ouro Preto e Mariana.
Foto-Material de divulgação. Crédito-Maia Turismo
Deixar Um Comentário