Foto-Wander Albuquerque e o coordenador do CAC Ouro Preto, Gabriel Neme
Crédito-Divulgação
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) abrirá suas portas para funcionamento em um dos guichês da rodoviária de Cachoeira do Campo, a partir de 2019. A portaria 32/2018, que autoriza seu funcionamento no distrito, foi assinada hoje pelo presidente da Câmara, Wander Albuquerque.
Para Wander, a iniciativa contempla várias localidades que são responsáveis pela maior parte dos serviços realizados em Ouro Preto, atualmente, na Câmara Municipal. Ele afirma que “além de Cachoeira, os moradores de Glaura, São Bartolomeu, Amarantina, Engenheiro Corrêa, Santo Antônio do Leite, Miguel Burnier, Rodrigo Silva e os subdistritos poderão usufruir do atendimento do CAC de maneira efetiva e mais próximo de casa”.
A emissão dos documentos de identidade aguardam ainda a autorização da Polícia Civil para que entrem em funcionamento, mas todos os demais serviços estão disponíveis já na primeira semana de 2019. Wander declara que “era um desejo antigo da população que houvesse um segundo lugar para realização destes serviços e a abertura de um novo posto vem agilizar e ampliar os atendimentos realizados pelo CAC em Ouro Preto”.
As ações do CAC em 2018, dentre os principais números, tiveram como destaque a emissão de 10 mil carteiras de identidades, 2457 certificados da Escola Digital, 890 carteirinhas do SINDPASS, dentre outros.
Serviços disponíveis abrangem todos os setores da população
Dentre os serviços disponibilizados pelo CAC, há alguns específicos com as seguintes atribuições:
-
Emissão de Carteira de identidade (RG) em parceria com a Polícia Civil.
-
Serviços de internet popular à população (para envio de e-mails, currículos, dentre outros).
-
Achados e perdidos.
-
Coordenação e gerenciamento do projeto “Vereador estudante” e “Parlamento Jovem”.
-
Inscrição para participação da tribuna no plenário da Câmara.
-
Gerenciamento do Programa de Atenção ao Idoso – PAI.
-
Coordenação do Projeto “Câmara Cine” e “Escola Digital”.
-
Coordenação do Projeto “Câmara Itinerante”.
-
Emissão de antecedentes criminais.
-
Coordenação dos projetos “Cata pilha”, eventos solidários e arrecadação de roupas, brinquedos e donativos para o Lar São Vicente de Paulo e festividades como o Dia das Crianças e Natal.
-
Parceria com eventos como “Solidarize-se” do IFMG, “Rotary Day”, do Rotary International, Prefeitura Itinerante,“Campus aberto” da UFOP e palestras com a “Rede Cidadã”.
-
Emissão da Identidade ID JOVEM, para viagem gratuita de estudantes.
-
Orientação e encaminhamento dos formulários/requerimentos do SINDPASS para obtenção da carteira de gratuidade de transporte intermunicipal para idosos e deficientes.
-
Recebimento/encaminhamento do cadastro do projeto de doação de sangue “Sangue bom”.
Péssimo serviço aqui em Cachoeira do Campo. Simplesmente não funciona. Há meses tento agendamento, que só é via telefone, e nunca sou atendido. Ou o número está ocupado ou simplesmente chama e ninguém atende.