Líderes religiosos realizam encontro suprapartidário em apoio à campanha Unidos Contra a Corrupção, pela união dos brasileiros e pela tolerância
Líderes debaterão a importância do diálogo para o enfrentamento da corrupção ante o atual quadro de polarização exacerbada e intolerância política e religiosa.
Foto-Projeto Religião e Política realiza estudos sobre a atuação de lideranças evangélicas no cenário político nacional.
Crédito-Instituto de Estudos da Religião
Tal como artistas e jogadores de futebol, quem agora está se unindo à causa do combate à corrupção são os líderes religiosos. A campanha Unidos Contra a Corrupção e o Instituto de Estudos da Religião (ISER) realizam nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, um encontro inter-religioso suprapartidário para debater a importância da união de todas as brasileiras e brasileiros,
independentemente de sua religião ou preferência política, para o enfrentamento da corrupção no atual momento de polarização nacional exacerbada e crescimento da intolerância política e religiosa. Para as mais de 100 organizações sociais apartidárias que participam desta campanha, a luta contra a corrupção é, sobretudo, por justiça social, preservação dos direitos humanos e liberdades fundamentais, e o fortalecimento da democracia.
Algumas das lideranças religiosas que conduzirão o debate são: Dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB e bispo diocesano da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (catolicismo);Heloísa Helena Berto, Iyalorixá Luizinha de Nanã e umas das organizadoras da campanha Libertem Nosso Sagrado (candomblé), eSheikh Jihad Hassan Hammadeh, vice-presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas (islamismo).
As inscrições para o encontro encerram-se em 19 de setembro.
Para participar, acesse: http://bit.ly/encontro-
Sobre a campanha – A Unidos Contra a Corrupção visa obter o comprometimento de candidatas e candidatos ao Legislativo Federal para transformar o combate à corrupção em pauta prioritária do Congresso em 2019. Ela oferece às eleitoras e eleitores umplataforma online que permite verificar quem tem (1) passado limpo, (2) possui compromisso com a democracia e (3) apoia asNovas Medidas Contra a Corrupção.
O movimento reúne hoje mais de 380 mil cidadãs/ãos brasileiras/os, além de mais de 100 organizações e movimentos da sociedade civil apartidários. É liderada por uma coalizão formada por Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, Instituto Ethos,Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral-MCCE, Observatório Social do Brasil e Transparência Internacional – Brasil. A partir de 2019, a coalizão de entidades que coordena a campanha dará prosseguimento ao trabalho de controle social eadvocacy junto ao novo Congresso eleito, monitorando o cumprimento dos compromissos assumidos.
Sobre as Novas Medidas – As Novas Medidas contra a Corrupção são o maior pacote de reformas anticorrupção já desenvolvido no mundo e foram construídas pela sociedade brasileira. O processo de “legislação colaborativa” foi coordenado pela Transparência Internacional e pelas Escolas de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), com a participação de centenas de instituições e indivíduos de diferentes formações e posições ideológicas. O projeto consultou 373 organizações brasileiras; foi redigido e revisado por mais de 200 especialistas; e, na etapa final de consulta direta à população, por intermédio da plataforma online Wikilegis, contou com participação ativa de 912 usuários, que fizeram 379 sugestões de emenda. O pacote possui 70 propostas legislativas – projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções, divididas em 12 blocos temáticos – que visam dar uma resposta estrutural a este problema social.
Sobre o ISER – O Instituto de Estudos da Religião (ISER) é uma organização da sociedade civil, de caráter laico, comprometida e dedicada à causa dos direitos humanos e da democracia. Surgida no contexto brasileiro dos anos 1970, objetiva promover estudos, pesquisas e também intervenção social a partir de eixos temáticos plurais da sociedade brasileira, como a defesa e a garantia de direitos, segurança pública, meio ambiente, diversidade religiosa, entre outros.
Informações gerais
Encontro Inter-Religioso Unidos Contra a Corrupção
Data/horário: 20 de setembro, das 11h00 às 13h00
Local: Instituto de Estudos da Religião (ISER)
Rua do Russel, 76 – Glória, Rio de Janeiro
Sobre a Transparência Internacional
A Transparência Internacional – http://
Atuamos no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades.
A presença internacional da TI nos permite defender iniciativas e legislações contra a corrupção e que governos e empresas efetivamente se submetam a elas. Nossa rede também significa colaboração e inovação, o que nos dá condições privilegiadas para desenvolver e testar novas soluções anticorrupção.
Deixar Um Comentário