Mais um passo importante foi dado no processo de reassentamento de Bento Rodrigues. O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, assinou nesta quarta-feira, 4, o Alvará de Infraestrutura Urbana para inicio da terraplanagem do terreno da Lavoura, espaço escolhido pelos moradores. O alvará é documento que autoriza a Fundação Renova a iniciar as obras de urbanização e infraestrutura no novo território. “O que mais queremos é ver a comunidade dos distritos atingidos retornando às suas casas, no local que eles escolheram, e não mediremos esforços para que isso aconteça”, destacou o prefeito.
O Alvará permite, a principio, apenas o processo de terraplanagem. Sendo assim, as demais obras de pavimentação, drenagem, água potável, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, contenções e obras de artes especiais, poderão ser iniciadas pela Renova após a apresentação dos projetos e aprovação dos mesmos pela Prefeitura de Mariana. “A Renova nos entregou o cronograma das ações que serão feitas daqui para frente e seremos rigorosos em relação a cada etapa. Com o alvará conseguimos reduzir o tempo que a Fundação levaria para iniciar esse trabalho de terraplanagem e continuaremos fazendo de tudo para encurtar o tempo de espera dos moradores”, afirmou Duarte.
O documento foi assinado pelo prefeito, vice-prefeito, Newton Godoy, secretário de Obras e Planejamento Urbano, Fábio Vieria, coordenadora de Serviços de Urbanismo, Lydiane Menezes Rangel, e coordenador de Serviços de Análise de Projetos, Weber Gomes, na presença dos moradores do distrito atingido. Para muitos, a assinatura foi a certeza de um sonho mais próximo. “Ficamos muito felizes por mais esse passo. Estávamos muito ansiosos por esse momento e hoje estamos cientes de que foi concretizado o que precisávamos. Ficamos satisfeitos e agradecemos aos empenhados nesse processo. Ressalto que estaremos acompanhando cada passo dessa obra que vai se iniciar”, afirmou o presidente da Associação de Moradores de Bento Rodrigues, José do Nascimento de Jesus.
Próxima Etapa
De acordo com a Fundação Renova os primeiros passos serão a supressão vegetal e terraplenagem do terreno, seguidos pelas obras de infraestrutura, como pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e de energia. Após essa etapa, serão construídas as residências e equipamentos públicos. Segundo a Fundação a expectativa é que sejam gerados cerca de 2 mil postos de trabalho no pico da construção e 225 famílias sejam reassentadas. Os projetos arquitetônicos das casas estão em elaboração junto a cada núcleo familiar.
Terreno
A comunidade de Bento Rodrigues escolheu o terreno da Lavoura em maio de 2016 para substituir a área destruída pela lama de Fundão. Lavoura fica a 8 quilômetros da sede de Mariana e a proposta consiste em preservar as características originais e os aspectos patrimoniais, urbanísticos e culturais, sobretudo em relação à vizinhança que existiam em Bento Rodrigues.
Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana
Deixar Um Comentário