A palavra soledade significa extrema solidão, acompanhada de profunda tristeza e angústia. Assim, surgiu o costume da Procissão da Soledade, que revive o caminho de Nossa Senhora de volta do sepulcro, onde depusera o corpo de seu Filho. Ao longo desse caminho, Ela teria recordado tudo o que Jesus sofreu na Via Dolorosa, enquanto em seu coração se aterrava ainda mais a espada de dor, profetizada por Simeão.
Por essa razão, na tradição, costuma- se seguir o trajeto inverso ao do Encontro, percorrendo os mesmos passos de dor que Mãe e Filho haviam experimentado; porém agora Ela vai sozinha, e o seu Jesus está apenas em seu coração materno dilacerado pela soledade. Em cada Passo, ouvem-se os “Motetos das Dores”, passagens bíblicas cantadas em latim, alusivas ao sofrimento da Mãe de Deus, na Paixão do Seu Filho e Senhor Nosso.
Terça-feira Santa
Soledade de Nossa Senhora
Dia 04 de Abril
6h30 – Via Sacra e Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Ao vivo
Às 19h, o Jornal Voz Ativa transmite ao vivo pelo seu canal no Youtube (CLIQUE AQUI), a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar com o sermão da Soledade de Nossa Senhora. Tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Wesley Pires dos Santos. Em seguida, Procissão da Soledade de Nossa Senhora, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores pelos Passos da Paixão, até a Igreja de São Francisco de Assis.
Deixar Um Comentário