Secretário Nacional de Atenção à Saúde visita Ouro Preto

Home » Secretário Nacional de Atenção à Saúde visita Ouro Preto
Por Tino Ansaloni Publicado em 15/04/2014, 22:53 - Atualizado em 15/04/2014, 22:53

Foto-Ascom PMOP

Expansão da Santa Casa e novos espaços para UPA e UBS foram temas discutidos

Nos dias 10 e 11 de abril, o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, esteve em Ouro Preto participando do I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil / V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação. Além de ministrar palestras, o secretário visitou unidades de saúde da cidade e também participou de uma breve reunião com líderes locais, representantes da UFOP e Secretaria de Saúde do município discutindo a expansão da área nos próximos anos em Ouro Preto.

Temas como inauguração de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram tratados. A expansão da Santa Casa de Misericórdia, com o recurso de R$ 4,2 milhões, do Fundo Nacional de Saúde, foi o tema principal na sexta-feira (11). Foi discutida a interação da Santa Casa com a Prefeitura de Ouro Preto e UFOP para formar uma irmandade que possibilite a implantação de um Hospital Escola na Santa Casa a fim de transformar o município referência na área da saúde da região dos inconfidentes.

O secretário conversou com funcionários da UPA e da UBS do Antônio Dias e reconheceu o esforço da gestão municipal em valorizar a Atenção Básica e a área de Atenção à Saúde da Família, áreas de destaque em Ouro Preto. De acordo com Helvécio, é importante dotar o SUS com projetos de qualidade proporcionando estruturas acessíveis com todas as condições para os usuários. A expansão da Santa Casa fecha um circuito com a UPA, Saúde Mental, UBS e a expansão da Odontologia. Elas compõem uma rede integral de saúde.  “Com a iniciativa da Prefeitura, UFOP, Santa Casa e o apoio do Ministério da Saúde, podem ser formados projetos consistentes, dentro de uma lógica adequada, que garantem o apoio do Ministério”, conclui.

UPA

A secretária da Saúde de Ouro Preto, Sandra Brandão, afirma que ainda há necessidade em melhorar o acesso às unidades de saúde da cidade. Para isso, serão desenvolvidas parcerias com a UFOP em ações na UPA e nos Programas de Saúde da Família do município. Dentre as inovações já está firmado um projeto de ampliação para uma nova UPA. “Acreditamos que as obras sejam licitadas no início de junho, com prazo de aproximadamente um ano para construção”, assegura. A Parceria com a UFOP também é importante para a construção de novas Unidades de Saúde que serão estruturadas nos bairros Antônio Dias e Padre Faria.

 

Santa Casa de Misericórdia

A expansão da Santa Casa de Misericórdia irá revolucionar os conceitos de saúde na região. “Teremos uma estrutura de primeiro mundo”, afirma o prefeito. De acordo com José Leandro, o hospital irá receber uma UTI neonatal, quimioterapia, radioterapia e especialidades, com pequenas cirurgias como a buco facial. Esta ampliação da Santa Casa é uma realidade mediante ao apoio do Ministério da Saúde e a parceria com Prefeitura e UFOP. O objetivo é tornar o local, um Hospital Universitário, aumentando o número de vagas para a residência de alunos de medicina.

 

Márcio Galvão, diretor da Escola de Medicina da UFOP conta que o vínculo de residência para alunos já é efetivo, mas com a nova área física ampliada do hospital, haverá maior oferta de vagas para residência dos estudantes na Santa Casa, aumentando assim a ligação dos médicos formados com Ouro Preto e região. “A Escola de Medicina tem vocação para participar de uma regionalização, estamos inseridos em vários hospitais locais. É importante consolidar a residência para atrair os alunos a se fixarem na região, precisamos de mais recursos, mais pessoal e retomar a residência de cirurgia”, relata. Estes recursos serão incorporados através do apoio da Prefeitura, Ministério da Educação e Saúde dando suporte para a realização do hospital universitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMOP

Um Comentário

  1. Afonso Sergio Carvalho Barbosa 16/04/2014 em 11:19- Responder

    ENQUANTO ISTO AGUARDAMOS ,EM MÉDIA, MAIS DE DOIS ANOS UMA VAGUINHA PARA ATENDIMENTO DENTARIO NO CEO. (ISTO EM CASO DE URGENCIA/EMERGENCIA).
    A DESCULPA É QUE ESTÃO AGUARDANDO CONVÊNIO COM LABORATÓRIO….

Deixar Um Comentário