Imagens recebidas de grupos de internet
Moradores da Rua Conselheiro Quintiliano, no local onde está situado o único semáforo da cidade de Ouro Preto, presenciaram dois acidentes em menos de 40 minutos, na tarde de domingo, 25/02.
Um carro, que segundo testemunhas avançou o sinal vermelho, colidiu com cavalo e cavaleiro, causando ferimento grave no animal, que foi sacrificado no local, após mais de três horas de espera e tentativas de solução para o caso. O animal ficou no meio da via, sangrando, durante um longo período. Em determinado momento, moradores e responsáveis pelo animal conseguiram levantar o cavalo e afastá-lo do asfalto para liberar a via.
O cavaleiro, com alguns ferimentos, foi encaminhado por um familiar para UPA Unidade de Pronto Atendimento. Foi necessário que o responsável pelo animal encontrasse, por conta própria, um veterinário particular e especializado em equinos para prestar atendimento. Isto gerou demora na solução do caso e sofrimento do cavalo perdurou até a chegada desse profissional. Foi constatada a necessidade de eutanásia devido à gravidade dos ferimentos e assim, moradores da redondeza e populares viram o equino ser sacrificado com uma injeção letal, aplicada no local do acidente.
O outro caso aconteceu pouco mais de meia hora antes, e por questão de centímetros não teve um final pior. Um motociclista que, como as imagens comprovam, também avançou o sinal vermelho, colidiu numa porta que um carpinteiro carregava para reformar ao atravessar a via. A porta foi totalmente despedaçada com o impacto gerado pela velocidade da moto. O motoqueiro, após a queda, evadiu do local e não pôde ser identificado.
Observem no vídeo que apenas 5 segundos após o impacto o sinal mostra a cor verde.
O Jornal Voz Ativa solicitou repostas da prefeitura.
No caso do cavalo atrolepado, solicitamos do poder público um número de telefone para a população poder entrar em contato tanto para a retirada do animal ainda vivo do local, se necessário e possível, quanto para o imediato atendimento veterinário. Ainda perguntamos quais atitudes podem ser tomadas, para cessar os frequentes avanços de sinal vermelho na via.
O secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves afirmou que o município está adquirindo um semáforo com radar de avanço de sinal, que poderá, assim que instalado, sanar os avanços de sinal e acidentes no local.
Já em relação à ocorrência com o cavalo, segundo Juscelino, há uma resolução do Contran - Conselho Nacional de Trânsito, que determina a responsabilidade ao órgão de trânsito municipal, ou seja, OutoTran e Guarda Municipal, a fiscalização.
No caso de um animal ferido em via pública, Juscelino afirma que não existe o serviço específico para o tipo de atendimento. Há um veterinário na Secretaria de Agropecuária, porém, não para esse fim específico. Segundo ele, a administração está em momento de renovação da licitação para a licitação dos serviços de apreensão de animais soltos nas vias e que o trabalho de veterinário 24 horas deverá se incluído nesse processo, para atendimento a animais feridos.
Q horror essa situação do cavalo!