Prefeitura de Ouro Preto-MG apresenta novo secretário municipal de saúde; veja vídeo

Paulo Marcos Xavier da Silva possui um histórico de anos de empenho na vida pública e esteve à frente de várias secretarias municipais em governos passados. Entrevista coletiva também foi a oportunidade de apresentar melhorias em pastas essenciais do município e falar das dificuldades enfrentadas pelo governo.

Home » Prefeitura de Ouro Preto-MG apresenta novo secretário municipal de saúde; veja vídeo
Por João Paulo Silva Publicado em 10/03/2020, 20:02 - Atualizado em 10/03/2020, 20:02
Foto – Paulo Marcos Xavier da Silva em entrevista concedida ao Jornal Voz Ativa. Crédito – Tino Ansaloni. Siga no Google News

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (10), a Prefeitura de Ouro Preto apresentou os avanços e investimentos realizados na saúde durante a atual gestão. O chefe do executivo, Júlio Pimenta, acompanhado do vice Tico Miranda e secretário municipais, comentou projeções contendo uma série de melhorias e dificuldades enfrentadas e superadas em diversas outras pastas.

A entrevista coletiva foi também uma oportunidade para apresentar à população o novo secretário municipal de saúde, Paulo Marcos Xavier da Silva, o Pilita, e tratar de questões ligadas à concorrência pública do transporte coletivo.

Nova UPA

Além de destacar todas as dificuldades enfrentadas pela nova gestão ao assumir a prefeitura em 2016, Júlio Pimenta apresentou as obras da Nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que conta com 10 mil metros quadrados e já está em fase de acabamento.

“Muitos nos perguntaram – mas por que uma nova UPA? Nós ainda não tínhamos, mas agora estamos perto de ter, uma UPA credenciada no município. Ou seja, nós não recebemos, ainda, verba do governo federal. O prédio adaptado cumpriu bem a sua função, mas já não atende as exigências do Ministério da Saúde e nem da Anvisa”.

De acordo com o prefeito Júlio Pimenta, a nova UPA atenderá a todas essas exigências dos órgãos responsáveis, contando inclusive com dentista de plantão, leitos de observação, de isolamento, salas de urgência e emergência, entre outras. A inauguração deve acontecer no início de maio.  

O novo secretário

“Um dia de mudança. Mas uma mudança acordada, estratégica”. Com essas palavras Júlio Pimenta apresentou o novo secretário de saúde. Paulo Xavier assume o cargo que até então foi ocupado por Eliane Cristina Damasceno Coleta. Antes dela, Flávia Perdigão assumiu a pasta no início da gestão, mas por motivos pessoais, abriu mão do cargo.

Eliane Damasceno deu boas-vindas ao novo secretário e se referiu a ele como “mais um soldado para a luta que temos no dia a dia, ou seja, aplicar a política do SUS de forma efetiva”.

Júlio Pimenta, por sua vez, agradeceu Cristina Coleta pelo seu trabalho, pediu apoio na fase de transição e afirmou que a ex-secretária “é reconhecida como uma das pessoas com maior conhecimento técnico na área”. “No entanto, nós optamos por uma mudança importante e estratégica neste momento”, completou.

Anos de dedicação

Saiba mais sobre Paulo Marcos Xavier da Silva que após anos de empenho na vida pública, retorna à política, ao convite do prefeito Júlio Pimenta, para assumir o cargo de Secretário Municipal de Saúde.

Paulo Marcos Xavier da Silva já atua na política ouro-pretana há bastante tempo e ocupou cargos importantes na cidade histórica. Sua carreira teve início enquanto gerente da Caixa Econômica de Ouro Preto, onde trabalhou na administração central. Ao lado de Wilson Milagres, também atuou como vice-prefeito, de 1988 a 1992.

Ainda enquanto vice-prefeito, ocupou cargos na Secretaria da Fazenda que à época funcionava juntamente com a Secretaria de Administração. Mais tarde, durante todo o resto do mandato de Milagres, foi Secretário de Obras. Posteriormente, em outros governos, ocupou a pasta da Assistência Social e Secretaria de Esporte.

Durante um período de seis anos, ao lado do doutor Ariosvaldo Figueiredo, ex-secretário de saúde no governo de Angelo Oswaldo, auxiliou na estruturação da Secretaria de Saúde. Militante do serviço voluntário e membro efetivo do Lions Clube de Cachoeira do Campo, nos últimos anos se transferiu para Belo Horizonte, atuando como missionário da organização internacional.

Assim como alguns membros da sua família, sempre militou na vida pública. Seu tio, doutor Benedito Gonçalves Xavier, foi prefeito de Ouro Preto por três mandatos, entre as décadas de 60 e 80. Já a sua prima Marisa Maria Xavier Sans, ocupou o cargo de chefe do executivo entre 2001 e 2004.

“Apesar de trazer essa bagagem de anos de experiência, conto com o apoio de todos os servidores municipais e pessoas de bem no geral, para que possa realizar um ótimo trabalho. Com certeza será um grande desafio, visto que se trata de uma das mais importantes funções das atribuições públicas. Historicamente, em todos os municípios, seja nas esferas municipal, estadual ou federal, essa secretaria requer uma demanda enorme e com muitos esforços. É preciso exercer a criatividade, ter uma postura de compromisso e empenho junto à equipe. E isso muito me tranquiliza, pois eu sei de sua competência”.

Serviço de Transporte público

Sobre a concorrência pública do transporte coletivo, o prefeito Júlio Pimenta reforçou que “apesar da ampla divulgação em todo o território nacional, apenas o Consórcio Rota Real, formado pelas empresas Turin e Transcotta, apresentou uma proposta”.

A licitação para concessão do serviço de transporte coletivo em Ouro Preto, inédita no município, foi concluída no dia 26 de outubro de 2018. Dentre outras questões, o edital exige que todos os ônibus sejam novos e acessíveis às pessoas portadoras de deficiência.

Até o momento, 22 ônibus novos já passaram a fazer parte da nova frota da empresa, todos com bilhetagem eletrônica, passando por terminais de integração. Em alguns distritos como Santa Rita e Lavras Novas, de acordo com o chefe do executivo, houve uma queda da tarifa. Na sede, o valor passou de R$3,20 para R$ 3,35 reais. Esse reajuste faz parte da licitação e foi previamente estudado.

Deixar Um Comentário