“Prefeitos do Futuro”: Chefes do Poder Executivo se reúnem em Brasília para discutir temas ligados à gestão pública

Durante três dias, o evento Prefeitos do Futuro promoverá palestras e dinâmicas para capacitar e desenvolver habilidades de liderança, motivação e gestão ágil.

Home » “Prefeitos do Futuro”: Chefes do Poder Executivo se reúnem em Brasília para discutir temas ligados à gestão pública
Por João Paulo Silva Publicado em 20/02/2019, 18:24 - Atualizado em 03/07/2019, 21:39

Foto-Reprodução/Divulgação

A forma de se fazer política vem mudando, muito em consequência das transformações do mundo. Um exemplo recente aqui no Brasil foi o papel decisivo da internet nas eleições em 2018, com campanhas pelas redes sociais. Além disso, o Congresso Nacional teve uma significativa renovação, assim como o comando de muitos governos estaduais. Num país com 5.570 municípios, o desafio de muitas prefeituras é fazer uma gestão pública eficiente, buscando alternativas de recursos para serem aplicadas em diversos setores, que incluem saúde, educação, mobilidade urbana e segurança.

Com o objetivo de trazer à discussão todos os assuntos que envolvem uma gestão ágil e eficiente, de 14 a 16 de março, será realizada a segunda edição do Prefeitos do Futuro, em Brasília.

O evento contará com especialistas nas áreas de mobilidade urbana, cidades inteligentes, ecossistemas tecnológicos e empresariais, captação de recursos no Brasil e no exterior, fontes alternativas de receita, combate à sonegação fiscal, melhoria dos serviços prestados à população, ferramentas para o desenvolvimento de estratégias e gestão altamente eficazes, tendências econômicas e sociais, futurismo e desenvolvimento humano.

Em 2017, de acordo com o Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), 54,4% (3.029) dos gestores municipais tinham curso superior completo. Por outro lado, dos demais 2.541 gestores, 4,6% não haviam completado o Ensino Fundamental, 7,3%, tinham apenas o Ensino Fundamental completo e 33,8% concluíram o Ensino Médio. Trata-se de um número razoável de prefeitos que nem sempre têm acesso às melhores práticas de gestão e o Prefeitos do Futuro vem para suprir essa demanda, já que não existe uma formação específica para gestores municipais, que muitas vezes encontram dificuldades nos primeiros anos de mandato.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para os prefeitos conhecerem novas formas de gestão, além de trocarem experiências. Pequenas ações podem resultar em grandes benefícios para essas cidades”, explica Alexandre Souza, idealizador do evento. É o caso de Nova Bandeirantes / MT que, com apenas uma mudança na frase do carnê do IPTU, diminuiu de 75% para 24% a inadimplência.

Outro exemplo é Comodoro/MT. No lugar de um estacionamento em diagonal na principal avenida, o prefeito construiu uma ciclovia depois de assistir a palestra de um renomado urbanista explicando como cidades da Europa têm tido melhores resultados privilegiando as pessoas no lugar de carros.

“O evento traz um conteúdo muito relevante, com uma visualização de futuro, ajudando a termos um governo mais dinâmico e eficiente”, comenta o prefeito Henrique Costa, de Juruti /PA.

“O encontro traz ensinamentos sobre inovação, tecnologia da informação e palestras importantes na área de educação e saúde, como novos modelos e novas propostas”, destaca o prefeito Daves Soares, de Itapuranga /GO.

Para a prefeita Janailza Taveira Leite, de São Feliz do Araguaia / MT, “o evento é fundamental para instruir os gestores no que pode vir a acontecer no futuro, pois traz orientações e dicas de como se portar perante à população, como melhorar o dia a dia e até mesmo no contato com os munícipes”.

Para a edição deste ano, a organização já tem a confirmação de dezenas de palestrantes, entre eles: Rafa Prado, especialista na construção de relacionamentos de alto valor; Marcelo Mancini, coordenador de Transportes do Metrô Rio; In Hsieh, líder na captação de investimentos chineses para o Brasil; Gabriel Azevedo, vereador em BH, Professor de Direito e do Movimento RenovaBR; e Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação.

Para mais detalhes, acesse o site http://prefeitosdofuturo.com.br/.

Sobre Prefeitos do Futuro

O Encontro foi idealizado por Alexandre Souza, eleito pela Revista Venda Mais um dos Melhores Treinadores de Gestão e Vendas do Brasil, e por Solange Sousa, ex-prefeita de Nova Bandeirantes (MT), Diretora da Associação Brasileira de Municípios e da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes. A primeira edição aconteceu em fevereiro de 2018 e contou com a participação de 50 prefeitos de diversas cidades. Entre os presentes estiveram Henrique Meirelles (ex-ministro da Fazenda) e Gilberto Kassab (ex-ministro de Ciência e Tecnologia).

Serviço

Encontro Prefeitos do Futuro

Data: 14, 15 e 16 de março de 2019

Local: Hotel Royal Tulip Brasília – SHTN Trecho 1 Conj. 1B – Asa Norte, Brasília – DF, 70800-200

Mais informações: http://prefeitosdofuturo.com.br/

[email protected].br

Deixar Um Comentário