6ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

Prefeito Angelo Oswaldo participa do Fórum de Prefeitos do Rio Doce em Mariana

O evento discutiu ações de reparação para os municípios atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão.

Home » Prefeito Angelo Oswaldo participa do Fórum de Prefeitos do Rio Doce em Mariana
Por Nízea Coelho - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto. Publicado em 27/06/2023, 16:02 - Atualizado em 27/06/2023, 16:40
Foto — Ouro Preto conquista assento no Fórum dos Prefeitos do Rio Doce. Crédito — Gil Leonardi / Imprensa MG Siga no Google News

O prefeito Angelo Oswaldo representou Ouro Preto no Fórum de Prefeitos do Rio Doce, realizado no Centro de Convenções de Mariana no dia 23 de junho. O evento discutiu ações de reparação para os municípios atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, que aconteceu em 5 de novembro de 2015.

Após anos sem poupar esforços, o governo municipal conquistou o direito de ser reconhecido como um dos atingidos pelo desastre ambiental e agora tem seu assento nos fóruns de debate sobre as consequências da fatalidade, além do direito a receber os recursos compensatórios por parte Samarco, Vale e BHP, responsáveis pelo ocorrido.

Angelo relatou enorme satisfação em Ouro Preto conquistar o assento, não só por conta dos anos de luta da gestão pelo reconhecimento dos danos sofridos, mas também por poder estar ao lado de importantes personalidades do Governo de Minas Gerais no debate por medidas resolutivas.

O evento contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, seu secretariado e prefeitos de Minas Gerais e do estado do Espírito Santo.

Luísa Barreto, secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, afirmou que “uma de nossas buscas é que tenhamos recursos a serem replicados diretamente para os municípios”. A secretária também informou ao Fórum que existem diálogos a fim de realizar um investimento adicional para a saúde dos municípios atingidos, visando combater possíveis consequências do rompimento na população afetada.

O governador Romeu Zema comentou sobre o comprometimento do Governo de Minas em ter participação efetiva no processo negocial de repactuação do acordo de Mariana, e a importância de focar na defesa dos interesses da população atingida e na reparação efetiva dos prejuízos causados pela tragédia. “O que queremos é usar e melhorar aquilo que já se provou que funcionou melhor, que foi o Acordo Judicial firmado pelo Poder Público para ações compensatórias referentes à tragédia de Brumadinho. Mesmo tendo ocorrido muito mais recentemente, em 2019, o termo já fez com que diversas prefeituras e o estado vissem obras e melhorias”, frisou.

https://www.instagram.com/reel/Ct18nRcs0rf/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Deixar Um Comentário