Semana Santa em Ouro Preto: o que fazer no feriado?

Independente da localidade ou atrativo visitado, o importante é aproveitar os dias de descanso da melhor forma possível e conhecer tudo o que Ouro Preto tem a oferecer.

Home » Semana Santa em Ouro Preto: o que fazer no feriado?
Por Sabrina Pereira/ Revisão: Greiza Tavares Publicado em 27/03/2024, 13:41 - Atualizado em 27/03/2024, 13:41
Foto — Tapetes devocionais confeccionados em Ouro Preto. Crédito — Patrick de Araújo. Siga no Google News

As celebrações da Semana Santa, em Ouro Preto, são marcadas por procissões, cerimônias, apresentações teatrais e uma intensa participação da comunidade local. Todos os anos, Ouro Preto é um destino perfeito para quem procura uma experiência única de religiosidade e turismo. Mas a cidade e os distritos possuem também inúmeros atrativos para quem deseja conhecer além dos ritos religiosos, oferecendo desde as majestosas igrejas barrocas, perfeitas para os turistas que buscam uma jornada espiritual inesquecível, até belíssimas cachoeiras, trilhas e museus, sem falar da gastronomia local.

Visite os distritos

Alguns distritos caracterizam-se pelas belas paisagens e hospitalidade com os turistas. Destacam-se aqui três dos doze distritos que podem proporcionar uma experiência maravilhosa aos visitantes que desejam relaxar na Semana Santa: Lavras Novas, São Bartolomeu e Santo Antônio do Salto.

Lavras Novas possui cachoeiras belíssimas, sua paisagem rural relembra as pequenas cidades do interior. As trilhas, os passeios a cavalo e de quadriciclo são atrações que complementam o charme do local. A Cachoeira do Falcão, na Chapada, subdistrito de Lavras Novas, possui uma queda com cerca de 4m de altura e um poço relativamente raso, ideal para crianças.

São Bartolomeu também é um ótimo destino, já que a localidade fica às margens do Rio das Velhas, cercada pelo Parque Estadual do Uaimií, possibilitando passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor do local.

Santo Antônio do Salto é um distrito muito conhecido por suas matas quase intocadas e cachoeiras com grandes quedas, por estar situado em uma região a 800 metros de altitude, num rebaixamento da Serra de Lavras Novas que o circunda.

Museus e igrejas

Na sede, as igrejas de São Francisco de Assis, Santuário Nossa Senhora da Conceição, Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, estão entre os monumentos mais procurados na Semana Santa, todos esses atrativos estarão abertos nesse período.

Os museus são a melhor opção para quem se interessa pela história de Vila Rica. Alguns dos principais museus gratuitos estarão funcionando no feriado. Dar início à visita a Ouro Preto pelo Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, é uma ótima maneira de começar a experiência cultural. O local possui dois salões dedicados a diferentes aspectos da antiga Vila Rica, como mineração, transportes, construção civil, pintura e escultura, arte e religião.

O Museu Casa Guignard, na Rua Direita, reúne obras do autor Alberto da Veiga Guignard, além de objetos por ele pintados e peças que ilustram sua vida e oferecem visão ampla sobre a trajetória do mestre. Exposições temporárias, pesquisa e ação educativa dinamizam o espaço cultural. A visita a esse museu também é gratuita, mas há possibilidade de uma contribuição espontânea, se o turista assim desejar.

Natureza próxima à sede

Dentro da sede de Ouro Preto também há belos parques. O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) é uma área rica em formações rochosas, que abriga um conjunto de cachoeiras de beleza cênica. Dentre essas, está a Cachoeira das Andorinhas, que, além de dar nome ao parque, é conhecida também como a nascente do Rio das Velhas.

O Parque Hortos dos Contos representa um importante capítulo para a história de Ouro Preto. Criado por ordem régia em 1799, e então batizado como Horto Botânico de Vila Rica, foi o segundo jardim botânico do Brasil.

Gastronomia 

A gastronomia também desempenha um papel importante, com restaurantes locais oferecendo pratos tradicionais e especiais da Semana Santa. Os turistas têm a oportunidade de saborear a culinária regional enquanto mergulham na atmosfera festiva, uma experiência cultural rica e envolvente.

Acesse o site e saiba um pouco mais sobre nossos diversos atrativos: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/

Exposições 

Para os interessados em arte, a cidade recebe neste feriado uma série de exposições gratuitas e abertas ao público. Até o 31 de março, domingo de páscoa, a Casa de Gonzaga abriga a exposição A viagem da redescoberta: os modernistas nas cidades históricas de Minas. A exposição traz 18 livros e revistas originais, em primeira edição, relacionados aos ilustres visitantes de 1924. Até o dia 19 de abril, o Museu da Casa dos Contos recebe a exposição Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto, uma série de imagens da Semana Santa ouro-pretana ao longo de 100 anos. A Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto, a FAOP, apresenta a exposição “Ato Contínuo” da artista Cândida Leão, também na galeria, acontece a exposição “OLHAR DEMORA”, com fotografia da artista Ana Elisa Novais.

O Museu Casa Guignard abriga a exposição de Desenhos de Guignard na Coleção de Priscila Freire, uma série de composta pelos trabalhos do artista plástico. E, para os interessados em arte sacra, a Sala Manoel da Costa Ataíde, no Museu da Inconfidência acontece a exposição Deus lhe pague / esmoleiros do barroco brasileiro, a mostra apresenta imagens de santos que contém compartimentos para doção de esmolas, uma antiga tradição na cultural católica.

Deixar Um Comentário