Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha firma parcerias com a Prefeitura de Ouro Preto

A cidade é terra Natal do primeiro médico português que atuou em Ouro Preto.

Home » Presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha firma parcerias com a Prefeitura de Ouro Preto
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 27/03/2024, 16:04 - Atualizado em 27/03/2024, 16:04
Foto — Reprodução. Crédito — Peterson Bruschi. Siga no Google News

Um vaso com flores da Cerâmica Saramenha Artes e Ofícios foi colocado no altar da Igreja do Carmo como homenagem à memória do cirurgião e Capitão do Regimento da Cavalaria de Vila Rica, o português Antônio José Vieira de Carvalho. Médico e empresário, membro da Ordem do Carmo desde 1781, ele foi enterrado na Igreja em 1818. A homenagem, realizada na segunda-feira, 25/03, marca a gratidão de Ouro Preto pela contribuição que Vieira de Carvalho trouxe para a cidade e pela parceria entre a cidade onde nasceu o médico, em Portugal, e a Prefeitura de Ouro Preto.

A cerimônia na Igreja do Carmo começou ao som de música erudita; em seguida, houve discursos do prefeito Angelo Oswaldo e do presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha,  Fernando Freire, de Portugal. Ambos revelaram a trajetória do cirurgião lembrando a  contribuição dele para a medicina e o seu papel como empreendedor.

O Cirurgião-mor Vieira de Carvalho ministrou em Ouro Preto a primeira aula de cirurgia, anatomia e obstetrícia no Brasil, dando assim à cidade o título de pioneira no estudo de medicina. Também criou em sua chácara em Portugal, no final do século XVIII e início do século XIX, uma olaria onde produzia em grande escala a Cerâmica Saramenha, com apoio do Padre Viegas de Menezes, religioso experiente em artes gráficas.

Angelo Oswaldo, que participou da homenagem ao lado do presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, disse que Vieira de Carvalho deixou marcas importantes na história, e que hoje, seu legado faz um elo entre Ouro Preto e a sua terra natal. Eles também assinaram um Termo de Cooperação Cultural. “Juntos, em sintonia, vamos desenvolver um programa específico de intercâmbio com países de língua portuguesa, o projeto Nha Língua, Lusofonia Sem Fronteiras”, disse Angelo (“Nhá”, no crioulo guineense, é uma forma reduzida de “Senhora”). Trata-se de uma iniciativa que visa desenvolver programas que vão valorizar e reconhecer a importância da língua portuguesa, “um idioma de cultura, um dos mais falados no mundo inteiro”, destacou o prefeito de Ouro Preto.

Fernando Freire demonstrou satisfação com a parceria com Ouro Preto, falou do trabalho do Cirurgião-mor Vieira de Carvalho, principalmente, sobre o respeito que ele carregava em relação à saúde do povo escravizado, lembrando que sua cidade se orgulha do filho que, aos 27 anos, veio fazer história em Ouro Preto.

Freire relembrou em seu discurso que o médico Vieira de Carvalho, cirurgião mór do regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Geraes, lente de anatomia, cirurgia, e operações no Hospital Real Militar de Villa Rica, não só se preocupava com  a alta mortalidade dos escravos, mas também com o sofrimento destes. “Procurava, assim, que os colonos reconhecessem a necessidade da humanização na exploração do trabalho escravo. Para além da Medicina, António José Vieira de Carvalho era um empreendedor que construiu em Ouro Preto a fábrica de cerâmica Saramenha que ainda hoje se encontra a laborar divulgando a arte e os ofícios e fazendo acontecer cultura” ressaltou o presidente da Câmara de Vila da Barquinha.

Também estavam presentes na cerimônia o empresário e escritor Paulo Rogério Ayres Lage, autor do livro “A vida e a obra de Antônio José Vieira de Carvalho” e fundador da Cerâmica Saramenha Artes e Ofícios, o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, o vereador Alex Brito e membros da Ordem do Carmo.

Clique aqui e confira a íntegra do discurso de Fernando Freire.

Deixar Um Comentário