Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos mais antigos de Minas Gerais, será reaberto em Ouro Preto-MG

Templo onde estão enterrados Manuel Francisco Lisboa e seu filho, o Aleijadinho, vai comemorar a restauração com festividades de benção do dia 19 a 26 de agosto; confira a programação.

Home » Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos mais antigos de Minas Gerais, será reaberto em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 01/08/2022, 15:32 - Atualizado em 03/08/2022, 14:04
Foto – Altar do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Crédito – Tino Ansaloni / Jornal Voz Ativa. Siga no Google News

Após nove anos fechado para restauração estrutural e de seus elementos artísticos, o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Antônio Dias, em Ouro Preto (MG), reabre para festividades de benção do dia 19 a 26 de agosto. As obras são coordenadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Após as cerimônias e festividades de benção do templo será necessário ainda um período para finalização dos trabalhos de restauração, o que não possibilitará, ainda, a abertura definitiva do Santuário para visitas e celebrações.

Imagens exclusivas em vídeo do Santuário, você assiste abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=fE3-7Pm1kmk

O anúncio da semana de festividades foi feito, nesta segunda-feira (01/08), durante coletiva de imprensa realizada no próprio santuário que contou com a presença do Padre Edmar José da Silva, Pároco e Reitor do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito da Diocese de Oliveira e Diretor do Museu Aleijadinho; Mauro Francisco de Souza Silva, coordenador leigo da paróquia, além do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, grande conhecedor da história brasileira e ouro-pretana. 

Sem citar outros nomes e temendo esquecer alguém, padre Edmar José da Silva disse que muitas pessoas sonharam em ver o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição reaberto, mas, infelizmente, não puderam estar presentes no evento de hoje. Ainda de acordo com o pároco, o templo transcende seu valor religioso. “Ele tem um valor cultural, histórico e artístico. Para a cidade de Ouro Preto, também possui um valor do ponto de vista turístico e comercial”.

Padre Edmar disse que serão realizados sete dias de festas religiosas, concentrando os festejos mais importantes nos dias 19, 20 e 21 de agosto, sem contar demais eventos civis que também devem celebrar a reabertura do templo. “Será uma oportunidade para os fiéis contemplarem toda a beleza, agora ampliada, desse templo”.

Mauro Francisco de Souza Silva pediu aos fiéis que decorem suas fachadas e ruas para o cortejo e procissão nos dias 19 e 20. “Estão sendo convidados alguns grupos da nossa cidade, todas as pastorais, movimentos, ordens terceiras e irmandades”. Mauro pediu também que as famílias levem suas crianças vestidas de anjinhos, como é costume das procissões da Semana Santa.

O coordenador leigo da paróquia, disse também que durante o período de festividades, haverá algumas atrações culturais, como as tradicionais quermesses. “Além disso, estão sendo preparados, pela comunidade do Antônio Dias e pessoas da região, alguns eventos artísticos próximo ao Santuário e atrações recreativas para as crianças”.

O prefeito Angelo Oswaldo parabenizou o “primoroso trabalho” de Dom Francisco Barroso Filho, enquanto esteve à frente da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e destacou o empenho do padre Edmar José da Silva que, de acordo com ele, trouxe uma nova dimensão à vida religiosa e cultural de Ouro Preto.

Angelo citou a iniciativa do padre que no ano passado lançou a campanha intitulada “Apadrinhe Uma Imagem” que mobilizou mais de 200 famílias com o intuito de restaurar 23 imagens sacras do século 18 pertencentes ao Santuário.

“Todas as imagens dos altares foram restauradas por meio de uma iniciativa do padre Edmar. Quando ele percebeu que essas numerosas imagens não estavam incluídas no programa oficial de restauração coordenado pelo Iphan, ele mobilizou a comunidade e prontamente conseguiu recursos para que as restaurações fossem concretizadas”.

Angelo Oswaldo destacou também o minucioso trabalho empregado para a restauração do santuário. “Durante esse processo, foram encontradas várias pinturas originais do Século XIX feitas por artistas italianos e escondidas sob camadas de tintas. ”

Dom Francisco Barroso Filho demonstrou muita emoção ao falar do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição e reconheceu todo o entusiasmo do pároco padre Edmar ao anunciar as festividades religiosas programadas para acontecer no local. “O povo de Ouro Preto está ansioso para vê-lo reaberto. Se não fosse o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não estaríamos vendo essa beleza diante de nós. Como muito bem lembrado pelo prefeito Angelo Oswaldo, a igreja antecede a criação oficial da cidade”.

Foto - Lustre principal do Santuário passa por processo de higienização. Crédito - Tino Ansaloni / Jornal Voz Ativa.

Confira abaixo a programação das Festividades de Bênção do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição:

Dia 19/08 - Sexta-Feira

19h - Missa Festiva na Igreja de São Francisco de Assis. Após a Celebração, procissão conduzindo de forma solene, o Santíssimo Sacramento até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. À chegada, Benção do Santíssimo Sacramento.

Dia 20/08 - Sábado

18h - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição saindo da Igreja de São Francisco de Assis em direção ao Santuário.
18h30 - Acolhida do Arcebispo, abertura Solene da Porta Principal do Santuário Matriz e entrada Pontificial.
19h - Missa Solene Cantada, presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Dom Airton José dos Santos, DD. Arcebispo Metropolitano de Mariana - MG, com rito de Benção da Igreja seguida de Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Dia 21/08 - Domingo

6h - Alvorada Festiva com repique de sinos
8h - Celebração da Santa Missa Festiva, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto (AM e FM).
10h - Celebração da Santa Missa Festiva
16h - Concerto de Cravo com a organista Josineia Godinho.
19h - Celebração da Santa Missa Festiva, seguida de Solene Canto de Te Deus Laudamus
20h30 - Apresentação do Coral Canarinhos de Itabirito - MG

Durante o dia haverá Retretas com Corporações Musicais, Congados, Pastorinhas e Fanfarras no adro do Santuário.

Dia 22/08 - Segunda-feira

9h - Café com os guias turísticos e funcionários da Paróquia e Museu Aleijadinho, seguido de visita guiada à Matriz de Nossa Senhora da Conceição com ênfase aos bens restaurados.
18h - Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19h - Inauguração do Terço dos Homens Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Itabirito - MG

Dia 23/08 - Terça-feira

19h - Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Santa Efigênia, com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.

Dia 24/08 - Quarta-feira

19h - Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Cristo Rei, com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.

Dia 25/08 - Quinta-feira

19h - Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Santa Rita de Ouro Preto, com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.

Dia 26/08 - Sexta-feira

19h - Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar; com participação especial dos paroquianos. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.
20h - Apresentação da Escola de Música Pe. Simões e da Escola de Música São Pio X no interior do Santuário.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Situado entre a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição teve sua construção iniciada em 1727, e suas obras se prolongaram até a segunda metade do século XVIII. Manuel Francisco Lisboa trabalhou na construção da igreja, onde ele e seu filho, o Aleijadinho, estão enterrados.

Considerada uma das mais antigas paróquias de Minas Gerais, destaca-se, também, por ser uma das maiores em tamanho e suntuosidade. Na antiga sacristia está instalado o Museu Aleijadinho, onde podem ser admiradas várias obras do mestre, como a imagem de São Francisco de Paula e um Cristo crucificado. As informações são do Iphan.

Em maio de 2015, os bombeiros militares foram acionados por uma moradora do Bairro Antônio Dias. Muita fumaça saía da torre direita do templo, o que deixou aflita a comunidade vizinha. O telefonema para o número 193, feito por uma moradora, unido à ação rápida dos Bombeiros, permitiu que as chamas não se alastrassem.

Foto - Mauro Francisco de Souza Silva, coordenador leigo da paróquia; Padre Edmar José da Silva, Pároco e Reitor do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito da Diocese de Oliveira e Diretor do Museu Aleijadinho e prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
Crédito - Tino Ansaloni / Jornal Voz Ativa.

Deixar Um Comentário