Mais de 300 quites escolares são arrecadados no 4º Pedal Solidário de Cachoeira do Campo

Sempre mantendo o seu caráter beneficente, a ação cresceu e já vem se tornando tradicional no distrito ouro-pretano.

Home » Mais de 300 quites escolares são arrecadados no 4º Pedal Solidário de Cachoeira do Campo
Por João Paulo Silva Publicado em 08/12/2019, 23:21 - Atualizado em 08/12/2019, 23:49
Foto-Largada do 4º Pedal Solidário em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Crédito-João Paulo Teluca Silva. Siga no Google News

Amor pelo próximo e pelo esporte. Os sinos da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG), ainda badalavam convidando para a missa deste domingo (08/12), quando os primeiros ciclistas se posicionavam para realizar suas inscrições na 4ª Edição do Pedal Solidário.

O evento idealizado por um grupo de amigos unidos pelo amor ao ciclismo, acontece desde 2017. Entre outros objetivos, a ação vem promovendo a socialização dos ciclistas e arrecadado donativos que mais tarde são direcionados às famílias assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Este ano, foram doados mais de trezentos quites básicos de materiais escolares. Ciclistas de outros distritos da cidade histórica e de cidades vizinhas como Mariana e Itabirito, por exemplo, também marcaram presença no evento.

Além do tradicional percurso com 20 km de extensão com pontos de apoio, o 4º Pedal Solidário de Cachoeira do Campo contou com diversas atrações como: show com o cantor e compositor local Vinícius Penido, acompanhado pelo guitarrista Oswaldo Tibúrcio, “circuito kids”, apresentação de manobras na modalidade BMX com a equipe “The Mission Rider”, mesa de frutas, açaí, além de medalhas a todos os participantes.

Bike para todos

Talvez o ciclismo seja um dos mais democráticos e acessíveis esportes àqueles que se preocupam com um estilo de vida mais saudável. Isso ficou claro no Pedal Solidário de Cachoeira do Campo, com forte presença de crianças, idosos, atletas amadores, profissionais e portadores de deficiência.  
O itabiritense Luiz Carlos Batista, conhecido carinhosamente como Rato, 69 anos, falou sobre a importância da iniciativa.

“O evento é muito válido, principalmente por ajudar as pessoas que necessitam. Além disso, existe a interação e a troca entre os ciclistas da Região dos Inconfidentes que se ajudam mutuamente e estão sempre prontos a participarem de ações como essa. A paixão pelo ciclismo nos move”.  

Foto-O itabiritense Luiz Carlos Batista foi um dos ciclistas que prestigiaram o evento. Crédito-João Paulo Teluca Silva

Eliane Aparecida Pinheiro, 40 anos, pedalou cerca de 37 km de Mariana até Cachoeira do Campo especialmente para prestigiar o pedal solidário. “Foi a primeira vez que participei do evento e me sinto orgulhosa por colaborar com a ação beneficente”. Com o incentivo de amigos, Eliane participou de sua primeira competição em 2018. Mais três grandes provas vieram depois disso.

Foto-A marianense Eliane Aparecida Pinheiro. Crédito-João Paulo Teluca Silva.

“O meu objetivo não está voltado exclusivamente para a competição em si, prefiro chegar com segurança. Além disso, eu me sinto bem vendo que outras pessoas podem se espelhar em mim e em minha força de vontade. É bom saber que eu motivo as pessoas e sou capaz de quebrar barreiras”.

Maria Aparecida Sales debutou no ciclismo a pouco mais de dois meses. A primeira medalha conquistada na 4ª Edição do Pedal Solidário é uma motivação para que Maria Aparecida não abandone a bike nunca mais.

“Estou pensando em treinar mais, pois todo esse movimento tem melhorado muito a minha autoestima e tenho me sentido muito bem. Sobre a iniciativa de arrecadar os materiais escolares, a professora aposentada aprovou a ideia. “Uma ação muito importante, pois é preciso valorizar e promover a educação no país”.

Foto-Maria Aparecida (à direita) não abandona a bike nunca mais. Crédito-João Paulo Teluca Silva.

Conscientização no Trânsito

Após uma tarde inteira de animação com os ciclistas, familiares e amigos, a comissão organizadora aproveitou a oportunidade para mandar um recado à sociedade.

Aproveitamos nosso Pedal Solidário e a presença da população local e cidades vizinhas para pedir mais conscientização no trânsito. “Tanto em Cachoeira como em outras cidades o número de adeptos ao ciclismo é cada vez maior. E para que haja harmonia, é necessário apoio de ambos os lados: bikers e veículos motorizados”, cobrou Josiane Diniz.

Não avacalhe o rolê

  • Ao encontrar com um ciclista na estrada, mantenha a distância mínima de 1,5m.
  • Evite brincadeiras maldosas, como buzinar e passar muito perto, pois isso pode acarretar em queda e algo pior.
  • Ao fazer uma conversão na via, observe com atenção se não há ciclista vindo, pois eles utilizam o acostamento e, assim como seu carro, também precisam de tempo para conseguir frear.
  • Lembre-se sempre que encima de uma bike vai um filho, uma esposa, um irmão, uma mãe ou um pai, ou seja, uma vida.
  • Aos ciclistas também pedimos atenção redobrada, como andar sempre na mão de direção e evitar manobras arriscadas.

Só assim conseguiremos um trânsito melhor para todos.

“A maior deficiência: não se doar ao próximo”

O 4º Pedal Solidário de Cachoeira do Campo, mais uma vez provou que para se fazer o bem basta ter boa vontade, não importa o sexo, o peso, a classe social, a idade e muito menos a deficiência, seja ela de qualquer natureza. Cida Peixoto, coordenadora do CRAS Cachoeira do Campo e membro da comissão organizadora do Pedal Solidário conclui que a edição 2019 do evento foi um sucesso.

Foto-Comissão organizadora do 4º Pedal Solidário de Cachoeira do Campo. Crédito-João Paulo Teluca Silva.

“Contamos com quase 300 inscritos, não houve nenhum acidente, o evento teve um forte caráter familiar, além disso, a diversão tomou conta dessa tarde em Cachoeira do Campo. Fomos tão abençoados que até as chuvas dos últimos dias deram uma trégua. É preciso destacar aqui também o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, da Polícia Militar, de todo o comércio local e regional que apoiaram essa causa altruísta, com a doação de verba e brindes para os sorteios. A maior deficiência de todas é não saber se doar ao próximo”, concluiu Cida Peixoto.

Confira abaixo outros cliques do Pedal Solidário em Cachoeira do Campo. Todas as fotos são de autoria do repórter João Paulo Teluca Silva. Proibida a reprodução sem autorização prévia.

Deixar Um Comentário