Neste domingo tem passeio ciclístico por um dia sem carro, no Parque do Itacolomi

Home » Neste domingo tem passeio ciclístico por um dia sem carro, no Parque do Itacolomi
Por Tino Ansaloni Publicado em 18/09/2019, 21:15 - Atualizado em 18/09/2019, 21:15

Sim, é possível passar um dia sem ele. Mesmo sabendo que seu uso excessivo causa sérios problemas à saúde e ao meio ambiente, não é difícil identificar aqueles que, decididamente, não abrem mão do automóvel nem mesmo para ir até a esquina.

Por isso, em 1997, na França, foi criado o Dia Mundial sem Carro, celebrado sempre em 22 de setembro. No Brasil, os ambientalistas também aderiram, e a partir de 2001 meios alternativos de mobilidade urbana, como a bicicleta, passaram a ser incentivados neste dia.

E será neste domingo, 22, que Ouro Preto realizará seu 5º Passeio Ciclístico, com programação intensa e aberta ao público em geral. Espera-se que mais de 300 ciclistas participem do circuito, que sai às 7h30 da área de lazer (campinho) da Bauxita. Ao todo, serão 22km de trilha até o coração do Parque do Itacolomi.

E as famílias que não puderem pedalar até o lugar não precisam ficar de fora. Quem quiser se deslocar de outras formas até o Parque do Itacolomi pode até levar a criançada, pois vai ter Circuito infantojuvenil e infantil, oficinas, sorteios e muitas atividades. Uma praça de alimentação completa também estará funcionando no local.

Sobre o passeio, neste ano, a receita com as taxas de inscrição, no valor de R$15 reais, será destinada para uma causa muito nobre. É o que explica o vereador Alysson Gugu, autor do projeto de lei que instituiu em Ouro Preto o Dia Municipal sem Carro, e também atua na organização do evento: “Todo valor arrecadado será doado para o tratamento da Bruna Souza, de 22 anos, moradora de Lavras Novas, que foi diagnosticada com câncer. O tratamento dela é muito caro, por isso, estamos somando esforços, também com outras ações, para que possamos ajudá-la”.

As inscrições para o “5º Passeio Ciclístico – Por um dia sem Carro” podem ser feitas na CICLOMI, ACADEMIA CORPUS PRIME, CLÍNICA DO PEDAL, EVO BIKE SHOP E CASA BIKE. Aos ciclistas que percorrem o circuito, serão oferecidas medalhas de participação para todos. O evento conta com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal Esporte. Participe!

Deixar Um Comentário