“A noite antes do Natal”, por Roberto dos Santos

Na coluna Prosa na Janela, um novo conto de Roberto dos Santos.

Home » “A noite antes do Natal”, por Roberto dos Santos
Por Roberto dos Santos Publicado em 18/12/2023, 09:45 - Atualizado em 18/12/2023, 09:46
A escrita de Roberto dos Santos, colunista cativo do JVA, transita entre a prosa, o conto e a crônica. Crédito — Arquivo pessoal. Siga no Google News

Enquanto em cada canto do mundo pessoas esperam pelo Natal fazendo planos. O que foi bom durante o ano, o que poderia ter sido melhor, enfim, uma reflexão geral da vida vivida e do que ainda se almeja viver.

Em Ouro Preto Carla Mara fazia outros planos, eram sonhos ousados e diferentes, mas ninguém imaginava que pensamentos ela tinha em sua mente fértil e audaz.

Muita gente circulava na praça Tiradentes em Ouro Preto se esgueirando entre as luzes em forma de estrela, anjos de natal, letreiro brilhante que anunciava que 2024 não tardaria a chegar.

Eram passos lentos a contemplar as belezas ouro-pretanas que as luzes coloriam e davam destaque. Ao chegar na praça Tiradentes ela já havia percorrido toda a rua São José, praça Reinaldo Alves de Brito e rua Direita. Todos os espetáculos de luzes que encontrou pelo caminho, fotografou e fez seus mais íntimos pedidos.

Carla Mara dedicou mais tempo a ficar próximo da colossal árvore que tinha cerca de 20 metros de altura. Próxima daquela gigantesca árvore iluminada, ela as vezes silenciava, as vezes olhava para o alto imaginado que aquela árvore de Natal envolta por luzes pudesse emanar, propagar e difundir seus pensamentos aos quatro cantos da cidade. Era como se fosse uma torre receptora dos sonhos de todas as pessoas que passassem pela praça. Sonhos que pronunciados no íntimo de cada um eram acolhidos pela grande árvore e emanados a todos os lugares, inclusive ao céu.

Carla Mara se sentia só, mas seu desejo não era ter simplesmente um homem ao seu lado, mas um amor que a fizesse feliz preenchendo a solidão de seus dias. Um homem que a compreendesse e a aceitasse com ela era. Esse era o principal pedido repetido várias vezes diante das luzes de Natal de Ouro Preto.

Carla Mara continuou suas andanças, naquele momento pelo entorno da praça Tiradentes até parar e encostar nas paredes que circundam a Escola de Minas. A visão das luzes naquele momento assumiu outra ótica na dinâmica do espetáculo de luzes. Dessa vez ela observou a alegria de todos que estavam na praça e começou a pensar se nas mentes daquelas pessoas também haviam sonhos, e nem precisava ser um sonho de amor, mas sonhos que naturalmente se desenham no existir de cada um. Carla Mara silenciou até seus pensamentos e ficou a olhar tudo a sua volta. Apenas seu olhar passeava pela praça na sua trajetória de contemplação.

Esse mesmo olhar proporcionou a Carla Mara um momento marcante, que inicialmente foi tratado como um “relance”, mas que uns dois ou três minutos depois foi necessária uma releitura.

O fato em questão foi que seu olhar encontrou o olhar de um homem que a observava onde começava o corredor das luzes centrais, num olhar de quem observava da parede da Escola de minas.

A todo momento ela percebia que estava sendo observada, no início ela teve medo, depois passou a observar o homem e sentir algo bom no semblante do moço a sua frente. Mas não ousou prosseguir nas observações e mudou de lugar.

Voltou a caminhar pela praça e parou de novo perto da árvore. Instantes depois uma voz de homem lhe dirigiu a palavra com um sonoro “boa noite”. Era o homem que a observava anteriormente. Ela respondeu prontamente, o homem se apresentou e pediu desculpas.

Iniciou ali um diálogo primeiramente amistoso, onde o homem percebeu que a havia incomodado com seus insistentes olhares.

Ela se tranquilizou, mas, perguntou a ele o porquê ficou a olhá-la já que na praça havia dezenas de outras pessoas.

Ele então respondeu:

— Não sei.

 Estava olhando para o topo dessa árvore e quando baixei meus olhos, a primeira imagem que vi foi você. Daí em diante não consegui mais tirar os olhos. Não me leve a mal, não tive a intenção de constrangê-la, só fiz ouvir meu coração.

Carla Mara disse:

— João Murilo, no início confesso que tive medo, até fugi do seu olhar, mas agora ao ouvir suas palavras, estou certa de que é um bom homem. As luzes de Natal estão refletindo em seu olhar, meus pais diziam que as luzes de Natal se fundem quando encontram um olhar puro, se esse olhar continuar belo significa que a pessoa é de coração puro.

João Murilo se emocionou porque as palavras de Carla Mara alcançaram o mais profundo do seu coração.

Os dois conversaram muito naquela noite, mas ela não permitiu que ele a levasse em casa, explicando que não era conveniente tal gesto, devido ao pouco tempo de estarem juntos.

Ele compreendeu e chamou um “UBER” para leva-la para casa não abrindo mão de pagar a corrida para ela.

Ao chegar em casa Carla Mara ficou pensando se havia feito a coisa certa, imaginado que seu desejo de encontrar alguém estivesse sendo realizado e seu gesto em recusar fosse uma resistência a isso.

Ela havia gostado dele, e ele dela, mas ambos permaneceram conduzindo as coisas no patamar de uma grande amizade.

Os encontros se repetiram nos dias que seguiram, as luzes de Ouro Preto continuou embalando aquele romance travestido de amizade, mas que nenhum deles tomava a iniciativa de se declarar e iniciar novos tempos.

Carla Mara já havia pensado em tudo, na verdade ela colocou na cabeça que precisava conter-se e esperar a noite antes do Natal. João Murilo procurava aproveitar ao máximo os momentos com Carla Mara.

Então a esperança de Carla Mara era que na noite antes do Natal João Murilo a pedisse em Namoro, logo isso significaria a realização do seu sonho. É na noite que antecede o Natal que as coisas acontecem, o dia propriamente dito de Natal é de celebração.

Ainda faltava alguns dias para o Natal e eles se divertiam entre um encontro e outro, Agora Carla Mara aguarda a noite antes do Natal, é nela que anseia pelo o pedido de João Murilo.

Esse escritor que voz relata esse desejo de Carla Mara de encontrar o homem de sua vida, e que ainda não descobriu o que passa na cabeça de João Murilo, esperará o que acontecerá na noite antes o Natal e promete voltar no ano de 2024, para dizer o que foi que aconteceu.

Um feliz Natal para todos e até 2024 com as novidades sobre Carla Mara e João Murilo.

O que acontecerá? Esperemos para saber, afinal a noite antes do Natal é um tempo de sonhos e porque não de encontros.

Um Comentário

  1. Wanderléia 18/12/2023 em 14:54- Responder

    Ansiosa pra ver o final, ouro preto lugar mágico onde a magia do amor acontecem

Deixar Um Comentário