Leia “Pedidos de Natal”, por Antoniomar Lima

Home » Leia “Pedidos de Natal”, por Antoniomar Lima
Por Antoniomar Lima Publicado em 16/12/2021, 11:06 - Atualizado em 16/12/2021, 11:06
coisas-cotidiano-leia-recomecos-por-antoniomar-lima
Antoniomar Lima é graduado em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa) pela UFOP e já publicou dois livros de poesias. Crédito — Arquivo pessoal. Siga no Google News

Quando o mês de dezembro dá o ar da graça, incontinenti nos acode a figura do famoso bom velhinho, papai Noel. Essa figura que surgiu na Europa e se popularizou pelo mundo afora...

No imaginário das crianças, papai Noel realiza quase todos os desejos e sonhos das que, é claro, se comportaram bem durante o ano; no dos adultos a coisa já parte mais para o lado realista. Isto é, as primeiras ainda não conseguem distinguir a ficção da realidade, que os adultos sabem muito bem que ninguém sai voando em trenó conduzido por renas coisa nenhuma, mas que mesmo assim, alegra-as e não seremos nós adultos que faremos a tolice de quebrar o encanto dessa ilusão que, na verdade, não causa mal nenhum a elas e a ninguém; ao contrário, traz até uma positividade e enche os corações de esperança por um mundo mais solidário e melhor para se viver e conviver. E os segundos – não são todos, é claro! – encaram por outro ângulo a atuação dessa figura que foi inspirado num arcebispo turco chamado São Nicolau, que na época em que viveu ajudou anonimamente muitas pessoas que passavam dificuldades financeiras, que as presenteava, colocando sacos com moedas de ouro pelas chaminés das casas. Mas que só passou a ser conhecido quando o que fazia chegou à Alemanha que a partir de então se espalhou pelo mundo.

Nesta data as crianças comumente não pedem roupas, comida e coisas do gênero, mas sim brinquedos. Simples brinquedos, brinquedos esses que para elas são uma coroação da data natalina. E os adultos? Aí é difícil arriscar, pois os adultos são mais conscientes do que ocorre ao seu redor e, certamente, não pedirão brinquedos, pedirão saúde, paz, prosperidade etc. e tal. Entretanto, os adultos sabem que esses pedidos Papai Noel não irá atendê-los assim como não atenderá os pedidos de todas as crianças do mundo ou atenderá?

As crianças farão seus pedidos através de cartas, ou outro meio qualquer para alguém que se vestirá de Papai Noel que veremos, ou assistiremos atendendo pedidos; e os adultos farão seus pedidos ao papai do céu por todas as crianças e por eles mesmos.

Não podemos esquecer que o natal é a data em que comemoramos o nascimento do principal homenageado, Jesus Cristo, o filho do Deus criador de todas as coisas, que se despojou de toda sua glória celestial, nascendo pobre, tendo como berço uma manjedoura e que veio resgatar a humanidade de seus pecados e erros e trazer a boa nova de um mundo perfeito, de delícias eternas.

Enfim, é uma questão de fases da vida, da realidade dos adultos e da ilusão das crianças e vice-versa. 

Laudate Dominum.

"Coisas do Cotidiano"

Em "Coisas do Cotidiano", o escritor, poeta e graduando em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, busca percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana”.

Deixar Um Comentário