24ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Coisas do Cotidiano: Leia “Conhecimento de Mundo”, por Antoniomar Lima

Em “Coisas do Cotidiano”, o escritor, poeta e graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, visa percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana.”

Home » Coisas do Cotidiano: Leia “Conhecimento de Mundo”, por Antoniomar Lima
Por Antoniomar Lima Publicado em 02/04/2024, 14:58 - Atualizado em 02/04/2024, 14:58
leia-conhecimento-de-mundo-por-antoniomar-lima
Antoniomar Lima é graduado em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa) pela UFOP e já publicou dois livros de poesias. Crédito — Arquivo pessoal. Siga no Google News

Estivemos eu e um colega conversando com um calouro de 71 anos que está cursando Serviço Social na UFOP-ICSA. Cheguei no meio da conversa, mas deu tempo de ouvi-lo contando passagem boas e ruins de sua trajetória até chegar na Universidade que, a certa altura tínhamos a impressão de que passou por uma verdadeira odisseia (não igual a de Ulisses de regresso à Ítaca), mas era notório o seu orgulho de estar nesse espaço de conhecimento.

Entrar na Universidade carregado de experiências, talvez não constitua vantagem, entretanto, não podemos deixar de admirar a força de vontade, a consciência de que o conhecimento nunca é demais e que a idade não é obstáculo, em nenhum tempo, para aventurar-se em outras “praias” sobretudo no aprimoramento como ser humano.

Não é que nas outras idades não tenham, mas com essa idade – pelo menos teoricamente – a pessoa encara os desafios com mais compromisso, objetivo e seriedade.

Na Universidade o conhecimento de mundo conta muito, pois em algum momento pelo caminho ao vivermos algo que supúnhamos sem utilidade, percebemos que num piscar de olhos “eis que surge a hora da intervenção propicia de expormos para os retardatários como certas coisas funcionavam em tempos anteriores..."

Essa averiguação é de uma magia fantástica principalmente quando, aos nossos olhos, vai se desenrolando como um filme que parecia esquecido pelos meandros do tempo.

Se no distante momento que o vivemos não damos nenhum valor, no momento atual, depomos as armas e reconhecemos que tudo tem seu momento certo e, que muitas coisas vêm da dimensão do inexplicável, como uma caixinha de surpresa que o destino, ou outro nome que damos para esse movimento que, em surdina, nos pegam de calças curtas como dizem comumente.

Toda experiência, mesmo que não percebamos, é válida para o nosso crescimento, desde os casos complexos aos mais insignificantes. 

É compreensível não entendermos coisas novas, inéditas que chegam nos atropelando e nos fazendo de gato e sapato, mas lá na frente entenderemos porque aconteceu da maneira que aconteceu, que na verdade são lições que  tínhamos necessidade de aprender para o "futuro" que com o tempo descobrimos que se esconde usando o nome de "presente".

Laudate Dominum

Um Comentário

  1. Marília 04/04/2024 em 09:50- Responder

    ola bom dia a todos, em especial meu nobre irmão Ribamar, conhecido por todos em sua terra no qual o mesmo abraçou de coração como “Antoniomarlima” o poeta , escritor e pra mim como dr das letras, apaixonado pela escrita desde jovem, reconheço meu irmão teus dons que são lindos acredite sempre meu amor… irmão minhas poucas palavras vem para adoçar quanto ao aluno de 71 anos, um senhor com uma extensa bagagem de experiência , vividas , sofridas, que precisam ser e inclusive são de grande e total importância numa turma , seus conhecimentos contribui e muito, com toda certeza👍, ao nobre colega de 71 anos lhe desejo que sr nunca desista de aprender mais, seja firme, perseverante, que senhor continue sem desanimar , estude, aprenda, para aprendermos, para obtermos conhecimento nao existe essa questão de idade, todo dia aprendemos algo, porque a vida muda constantemente, e estamos aqui para assimilar essas mudanças, refletimos e fazer a diferença, ser aberto ao novo sem perder a veracidade da essência, continue meu caro jovem senhor e que sua carreira seja de sucesso🙌🏽 Deus lhe abençoe 🙌🏽

Deixar Um Comentário