Coisas do Cotidiano: Leia “Guerras”, por Antoniomar Lima

Em “Coisas do Cotidiano”, o escritor, poeta e graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, visa percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana.”

Home » Coisas do Cotidiano: Leia “Guerras”, por Antoniomar Lima
Por Antoniomar Lima Publicado em 11/03/2024, 15:08 - Atualizado em 11/03/2024, 15:09
leia-conhecimento-de-mundo-por-antoniomar-lima
Antoniomar Lima é graduado em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa) pela UFOP e já publicou dois livros de poesias. Crédito — Arquivo pessoal. Siga no Google News

Dizem que a terceira guerra mundial será desencadeada por causa de água. Será?

Se houver uma guerra por causa de água, o Brasil que se cuide, pois passa pelo seu território o aquífero Guarani,  maior manancial de água doce subterrânea do planeta - sem falarmos dos rios Amazonas e São Francisco, Araguaia e outros... 

A esperança das pessoas de bem é que as guerras cessem de uma vez por todas, seja por quaisquer motivos, é aquela velha história ‘rico faz guerra e quem morre são os pobres’. 

Sabemos que as guerras não levam absolutamente a nada, só causam danos, prejuízos e atrasos, principalmente para quem não tem nada a ver com isso, que são as pessoas simples, pacíficas, que nada mais anseiam do que viver com dignidade nesse mundo de absurdos e contradições.

Além das guerras internas que travamos, a guerra que deveríamos travar é a de cuidarmos dos mananciais - sem contar outras necessidades que, de igual modo, são de vital importância. Afinal de contas, esse cuidado redundará no da nossa própria existência. 

Se valorizamos coisas supérfluas, porque então não supervalorizamos o que, de fato, contribui para o nosso bem?

Dependemos desse elemento da natureza que é uma dádiva que se originou de uma palavra do criador de todas as coisas. E que, de nossa parte, como seres humanos, pede muito mais do que palavras, pede ações em prol da preservação da vida.

Laudate Dominum

Deixar Um Comentário