Antoniomar Lima comenta matéria do J.V.A sobre o Lar dos Idosos

"Li a matéria umas duas vezes, e ela me fez meditar sobre a insensibilidade, principalmente dos filhos em relação às pessoas idosas que, por enes motivos – no meu ponto de vista, até injustificáveis!", escreveu o colunita. Leia a íntegra da crônica.

Home » Antoniomar Lima comenta matéria do J.V.A sobre o Lar dos Idosos
Por Antoniomar Lima Publicado em 26/07/2021, 11:49 - Atualizado em 26/07/2021, 11:49
Antoniomar Lima Já publicou dois livros de poesias pela UFOP. Crédito – Arquivo pessoal. Siga no Google News

No último sábado (24), o Jornal Voz Ativa fez uma matéria sobre a precária situação que o Lar São Vicente de Paula, em Ouro Preto, está enfrentando, onde foi lançada a campanha “Proteja os Idosos - Ajude a Cuidar de quem Sempre Cuidou!”.

Li a matéria umas duas vezes, e ela me fez meditar sobre a insensibilidade, principalmente dos filhos em relação às pessoas idosas que, por enes motivos – no meu ponto de vista, até injustificáveis! – dão as costas a esses seres humanos que muito já lutaram e estão cansados e que, no entanto, vivem reclusos, necessitando de amparo e cuidados.

Por outro lado, não podemos esquecer que nem parentes e filhos muitos Deles têm. Mas, nem por isso, estando no primeiro caso, ou no segundo, eles são isentos das nossas atenções, consideração e respeito.

Querendo ou não, muitos de nós chegaremos à velhice. E, é claro que não gostaríamos de passar essa fase da existência longe do amor e carinhos dos nossos. Talvez, a maioria das pessoas no tumulto do cotidiano não tem tempo para refletir o quanto essa situação é triste ao se porem no lugar dessas pessoas!

O caso do Lar São Vicente de Paula é um exemplo de muitos casos - ainda mais agora diante da pandemia do Coronavírus – que chegam ao nosso conhecimento. E, os poderes responsáveis e a comunidade ouro-pretana não podem ficar omissos diante dessa situação.

Eles, os idosos, são mais do que merecedores de nosso amparo, pois não podemos esquecer que são seres humanos que muito já contribuíram com seu suor e sangue por esse país e que hoje precisam de nossa ajuda, mesmo que esta seja pequena, mas não deixa de ser uma ajuda. E, hoje exatamente hoje que comemoramos o dia dos avós, ao pensarmos nos nossos avós e avôs que queremos tanto bem, o que custa reverter esses mesmos cuidados e carinhos aos nossos outros velhinhos do Lar São Vicente de Paula?

No livro de Mateus (25:40) disse Jesus:  “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizestes.

Sobre o autor

Em "Coisas do Cotidiano", o escritor, poeta e graduando em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, pretende percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana”.

Deixar Um Comentário