Crianças de diferentes partes do país preparam livro sobre os efeitos do isolamento em suas casas e cidades

Home » Crianças de diferentes partes do país preparam livro sobre os efeitos do isolamento em suas casas e cidades
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 11/05/2021, 15:28 - Atualizado em 11/05/2021, 15:40

AQUI, ALI, EM TODO LUGAR

Quem quiser pode saber mais sobre o projeto artístico ‘Aqui, ali, em todo lugar’ fazendo contato direto com o escritor pelo e-mail [email protected] ou pelo wathsapp 31 98608-7485 (somente texto).

Aulas online, dever de casa online, conversa com os amigos, brincadeiras, até festas de aniversário, tudo online. A criançada, que antes da pandemia já andava bastante grudada nas telinhas, com o novo cenário de surto mundial, passou a contar até com o estímulo das escolas e dos próprios pais para se manterem ainda mais conectadas em seus aparelhos eletrônicos.

E, quais as consequências disso? Quais serão os impactos da quarentena e da reclusão nas nossas crianças? Um estudo, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que elas têm sofrido com alterações de humor e piora na saúde. Muitos relataram sentir preocupação e nervosismo com frequência ou sempre, durante a pandemia.

Foi pensando nisso que o jornalista, escritor e professor de artes Victor Stutz criou um projeto para o público infantil que já está rendendo bons resultados. São as oficinas ‘Aqui, ali, em todo lugar’, de incentivo à leitura e criação literária. Apesar das oficinas serem ministradas à distância, o projeto faz uso das ferramentas tecnológicas apenas como canais de interação e informação.

As atividades são desenvolvidas pelas crianças em suas casas, e eventualmente solicitam o envolvimento e o suporte dos adultos: “A ideia é ajudar também a reduzir o estresse no ambiente familiar”, conta o escritor. Para ele, os pais que se preocupam mesmo com a saúde emocional de seus filhos precisam criar uma rotina especial para se conectarem com eles sem o uso de aparelhos eletrônicos: “Só assim as crianças vão saber que são valorizadas, e irão se sentir mais seguras, o que é importantíssimo. Ainda mais nesse tempo de incertezas que estamos passando”.

O projeto conta com suporte da Zoom Produções, empresa especializada em eventos artísticos de Ouro Preto. A direção técnica é de William e Nila Gomes, e o primeiro grupo já está formado, iniciou os trabalhos no mês passado reunindo crianças de várias partes do país.

Com idade entre 7 e 9 anos, a primeira turma das Oficinas ‘Aqui, ali, em todo lugar’ inclui crianças do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Ilhéus (BA), Campo Belo e Ouro Preto (MG). No momento, elas estão preparando um livro inspirado nas mudanças que o surto mundial provocou em suas vidas e na rotina de suas cidades. Sobre a dinâmica das oficinas, o arte-educador Victor Stutz explica: “A proposta é motivar a turminha sempre considerando as áreas de interesse de todos e o perfil das famílias”. Victor acredita que, com o isolamento imposto pelo surto e a convivência prolongada, o tédio pode se tornar um inimigo terrível. Para vencer o tédio, as oficinas de Stutz incluem atividades com literatura e, também, com outros tipos de arte: teatro, música, dança e artes plásticas.

Victor Stutz é autor de vários livros e peças de teatro infanto juvenis. Já teve seus trabalhos agraciados com prêmios como ‘Melhor Livro de Teatro Infantil’ pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, ‘Menção Altamente Recomendável’, pela Unesco, dentre outros. Ele acredita que todos nós devemos, desde já, ajudar a preparar as crianças e os jovens para a nova realidade que virá no período pós-pandemia: “Não será o mesmo mundo, mas precisamos preservar a esperança e a alegria de viver para passar boas energias e força aos pequenos”.

Quem quiser pode saber mais sobre o projeto artístico ‘Aqui, ali, em todo lugar’ fazendo contato direto com o escritor pelo e-mail [email protected] ou pelo wathsapp 31 98608-7485 (somente texto).

Deixar Um Comentário