SANEOURO reforça importância do uso consciente da água durante período prolongado de estiagem

Segundo Defesa Civil de Minas Gerais, chuvas significativas estão previstas apenas para outubro.

Home » SANEOURO reforça importância do uso consciente da água durante período prolongado de estiagem
Por SANEOURO Publicado em 13/09/2021, 12:37 - Atualizado em 13/09/2021, 12:38
Captação ETA Itacolomi durante período de estiagem. Crédito - Divulgação / SANEOURO.
Captação ETA Itacolomi durante período de estiagem. Crédito – Divulgação / SANEOURO. Siga no Google News

O período prolongado de estiagem, com vários meses sem chuvas, tem afetado o abastecimento em diversas cidades brasileiras. De acordo com a Defesa Civil, 145 das 853 cidades de Minas Gerais atravessam crise provocada pela seca. Ouro Preto ainda não está incluído nesta estatística, mas algumas localidades do Município já passam por dificuldades no abastecimento de água em função da diminuição das captações. Por este motivo, a SANEOURO, concessionária responsável pelos serviços de água e esgotamento na cidade, reforça a importância do uso consciente da água, principalmente neste período de escassez hídrica.

Em Ouro Preto os níveis dos mananciais e das captações da cidade estão em estado de atenção, pois estão em queda devido a falta de chuvas desde março. “É o momento de trabalharmos em conjunto. O apoio da população é fundamental neste período mais crítico. O uso consciente da água deve ser uma prática diária, constante na vida das pessoas, e principalmente no período de estiagem, é preciso mais que isto, é preciso economizar água. Pedidos que a população adote hábitos sustentáveis, façam o uso mais racional da água, priorizando alimentação e higienização pessoal”, ressalta o superintendente da Saneouro, Cleber Salvi. 

A Saneouro separou dicas de hábitos de consumo que evitam desperdícios para serem aplicados no dia a dia e que fazem uma grande economia. Confira:

  1. Diminua o tempo no banho. Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo para cinco minutos, apenas 45 litros serão utilizados. 
  2. Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício.
  3. Limite o uso da máquina de lavar — O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem.
  4. Substitua a mangueira por balde. Faça reuso da água, como da máquina de lava roupas. Reaproveite a água em afazeres domésticos, para lavar o carro e até mesmo a área externa. Antes de lavar o quintal, remova a sujeira com a vassoura.
  5. Cubra a piscina com uma lona quando não a estiver usando. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar provocam mais evaporação.
  6. Faça o controle do nível dos seus reservatórios, com o uso das boias, indispensáveis para evitar o desperdício.

Previsão de chuvas

De acordo com o engenheiro Geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto, Charles Murta, não há previsão de chuvas significativas pelo menos até o dia 23 de setembro “e a situação se agrava mais com o aumento da temperatura e diminuição expressiva de nuvens no céu com consequente queda da umidade do ar a partir do dia 14, próxima terça-feira”, afirma.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água.

Deixar Um Comentário