Ordenação episcopal de Monsenhor Edmar José da Silva
Clique play e assista

SANEOURO realiza limpeza em Estações de Tratamento e reservatórios da cidade

Para manter a qualidade da água e os reservatórios longe de contaminações, a limpeza deve ser realizada frequentemente

Home » SANEOURO realiza limpeza em Estações de Tratamento e reservatórios da cidade
Por SANEOURO Publicado em 10/11/2020, 17:15 - Atualizado em 24/02/2021, 00:16
Foto – Divulgação. Crédito – SANEOURO. Siga no Google News

Na próxima semana, a partir do dia 16, a SANEOURO inicia uma série de limpezas dos reservatórios e Estações de Tratamento de Água em Ouro Preto. A ação gera mais segurança na qualidade da água distribuída à população.

A água que abastece o Município provém de inúmeras fontes, como rios, poços artesianos, nascentes, entre outras. Para que possa ser consumida com segurança, a água passa por um processo no tratamento para mantê-la livre de contaminações.

“Assim como os processos de tratamento, a reservação da água também é muito importante. Com o tempo, pode ocorrer a deposição de partículas e incrustações nas superfícies internas dos reservatórios. A limpeza e desinfecção impedem que haja possíveis arrastes de impurezas depositadas no fundo e paredes dos reservatórios para a rede de distribuição, isso gera mais segurança com relação a qualidade da água fornecida a população”, explica Bianca Santiago, encarregada de produção da SANEOURO.

Durante o mês de novembro a SANEOURO planejou um cronograma de limpeza para o sistema de abastecimento da sede e distritos e por este motivo o fornecimento de água pode ser interrompido ou sofrer oscilações durante os trabalhos. A concessionária divulga a programação para que o morador de cada localidade possa se programar durante as atividades do dia a dia.

Mas outro processo fundamental para manter a qualidade da água é a limpeza das caixas d’águas dos imóveis. A falta de higienização pode causar desde entupimento nos encamentos até o surgimento de bactérias prejudiciais à saúde. Confira o passo a passo de como fazer a limpeza da sua caixa d’água:

1- Feche o registro de água do imóvel ou amarre a boia para impedir a entrada de água na caixa. Não agite a água para que a sujeira fique depositada no fundo.

2 -Retire a água da sua caixa d’água com um balde para utilizar depois, evitando o desperdício.

3- Feche as torneiras e tampe a saída do reservatório para a sujeira não entrar na tubulação de água. Depois, abra a entrada de água para enxaguar a caixa com água limpa.

4- Deixe entrar um palmo de água limpa e adicione água sanitária, deixando a solução agir por 2 horas (para um reservatório e 1000 litros, coloque 20 colheres de sopa e, para reservatório de 500 litros, coloque 10 colheres de sopa).

5- Limpe as paredes do reservatório com essa solução e retire o excesso acumulado no fundo.

6- Ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, esvazie o reservatório em seguida, abra todas as torneiras e as descargas para desinfetar as tubulações do imóvel. Lembre-se, essa água poderá ser utilizada para a lavagem de quintais, banheiros e outros pisos.

7- Anote a data da limpeza para repeti-la a casa seis meses.

8- Solte a boia ou abra o registro e deixe o reservatório encher.

OBS: Verifique sempre o estado de conservação da tampa do reservatório. Lave a tampa com água limpa antes de colocá-la no lugar e feche bem ´para evitar a entrada de materiais indesejáveis.

Confira a programação de limpeza dos reservatórios:

Os trabalhos acontecem sempre das 8h às 17h e o sistema será regularizado gradativamente

16/11 - ETA JARDIM BOTÂNICO - Jardim Alvorada, Cabeças, Nossa Senhora, de Lourdes, São Cristóvão, São Francisco, Antônio Dias, Parte Do Centro, Alto Da Cruz, Piedade, Taquaral, Morro da Queimada, Morro Santana, Morro São João e Morro São Sebastião. 

16/11 - ETA ITACOLOMI - Alto Das Dores, Santa Cruz, Santa Efigênia, Nossa Senhora Do Carmo, Padre Faria, Bauxita, Vila Operária, Vila Dos Engenheiros, Jardim Itacolomi, Lagoa, Vila Aparecida, Novo Horizonte, Parte Do Bairro Antônio Dias.

17/11 - ETA FUNIL - Cachoeira Do Campo, Glaura, Santo Antônio do Leite, Amarantina, Maracujá e Coelhos.

18/11 – RESERVATÓRIO VERDÃO BAUXITA – Região da Cojan, Morro do cruzeiro e Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto.

19/11 - RESERVATÓRIO VERDÃO MORRO SÃO SEBASTIÃO – Morro São Sebastião e Morro Santana.

20/11 - RESERVATÓRIO CAIXA 600 – Vila dos Engenheiros, Cristo Rei, Vila Operário.

21/11 – RESERVATÓRIO VERDÃO MORRO SÃO JOÃO – Morro São João e Morro Santana.

Deixar Um Comentário