SANEOURO implanta tecnologia para identificar problemas em redes de esgoto

Home » SANEOURO implanta tecnologia para identificar problemas em redes de esgoto
Por SANEOURO Publicado em 17/12/2020, 10:42 - Atualizado em 24/02/2021, 00:16
Equipe passou por treinamento para utilização do equipamento. Crédito – Divulgação/SANEOURO. Siga no Google News

Focada em ofertar um serviço de qualidade em Ouro Preto, a SANEOURO não para de investir no saneamento da cidade. A partir de agora, a concessionária passa a contar com um aliado no monitoramento das redes coletores de esgoto com a Câmera de Inspeção Digital Seesnake. A nova tecnologia trouxe mais assertividade e agilidade nos serviços, pois permite a visualização do interior da tubulação e registra, em tempo real, irregularidades como obstrução e até mesmo rupturas. Com o sistema de telediagnóstico, o serviço para localizar vazamentos ou entupimento é executado com mais rapidez e segurança.

O SeeSnaker é capaz de fazer filmagens e fotografias por dentro da rede, possibilitando a identificação de trincas, vazamentos, obstrução e até mesmo rompimentos. “Este equipamento é uma facilidade para a operação. Diferente de vazamentos de água, os problemas com o esgoto, na maioria dos casos, são mais difíceis de serem detectados por infiltrarem no solo e quando ocorrem, se tornam visíveis, por exemplo, com o afundamento da via”, explica o supervisor de manutenção de rede da SANEOURO, Lucilo Fernandes. “Outro agravante em Ouro Preto são as ligações irregulares, onde temos vários casos da rede de esgoto ligada às tubulações da rede pluvial, que serve somente para escoamento da água da chuva”, completa.

 Imagens de trincas na tubulação observadas com o seesnaker. Crédito - Divulgação/SANEOURO.

O sistema do “SeeSnake” é composto por um cabo com uma câmera de vídeo acoplada, uma plataforma de interface para transmissão de dados e um notebook com um software específico. Com as imagens o equipamento é capaz de mostrar a situação da tubulação com metragem precisa, o ponto exato e o tipo de interferência. Com a utilização do equipamento, a equipe já identificou, na sede e no distrito, problemas de obstrução e rompimento de rede. “Hoje conseguimos atuar mais rápido, já que conseguimos identificar onde o problema está, sem ter a necessidade de ficar abrindo valas nas ruas”, pontua o supervisor.

Lixo na rede de esgoto

O descarte incorreto nas redes de esgoto tem sido um dos grandes desafios enfrentados pela SANEOURO. Nas atividades de desobstrução das redes, as equipes frequentemente encontram nas tubulações diversificados materiais sólidos como restos da construção civil (saco de areia, pedras, madeiras, cimento), descartes de banheiro (absorvente, sacos plásticos, fio dental, cabelo, cotonetes, tecidos, etc.), além de brinquedos, sacolas plásticas, garrafa pet e até mesmo tecidos. “É muito importante que o morador colabore, que cada um faça sua parte, começando pelo descarte correto do lixo. O óleo de cozinha, por exemplo, é outro grande problema nas redes coletoras, que ocasionam a obstrução da rede”, ressalta Lucilo.

Com a destinação correta, o óleo de cozinha pode ser reciclado. Em parceria com o Projeto Semeando cidadania, a SANEOURO tem incentivado essa ação. Para tal destinação, após o uso, deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque-o em uma garrafa de plástico e feche bem. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas a um ponto de coleta. O projeto Semeando Cidadania está recolhendo o óleo para ensinar a fabricação de sabão a mães carentes da região. Informações pelo telefone: (31) 8821-0886 (Jhonatam).

Prazos

De acordo com a regulação dos serviços de água e esgoto de Ouro Preto, a Lei 1.126 de 20 de dezembro de 2018, a SANEOURO tem o prazo de sete anos para fazer a cobertura de coleta de esgoto de pelo menos 75% dos domicílios urbanos; coleta de pelo menos 90% dos domicílios urbanos em até 180 meses; e 100% de tratamento do esgoto coletado em até 60 meses, todos contados a partir da assinatura do contrato.

Atendimento 24h

A SANEOURO ampliou o seu canal de atendimento ao público para melhor atender os seus clientes. A partir de agora as chamadas pelo 0800 026 1155 e (31) 3350-5152 são direcionadas para uma empresa especializada em Call Center, que fará todo atendimento telefônico por 24h, sete dias da semana. Assim, a equipe da concessionária está dedicada ao atendimento presencial nas lojas de Ouro Preto e Cachoeira do Campo.

Seesnaker trouxe mais assertividade e agilidade nos serviços de monitoramento das redes de esgoto . Crédito - Divulgação/SANEOURO.

Deixar Um Comentário