Lar São Vicente de Ouro Preto-MG mostra números da Covid-19, fala de óbito e ações

Home » Lar São Vicente de Ouro Preto-MG mostra números da Covid-19, fala de óbito e ações
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 05/08/2020, 11:38 - Atualizado em 06/08/2020, 19:33
Foto – Portaria do Lar São Vicente de Paulo, em Ouro Preto-MG / Foto-Tino Ansaloni Siga no Google News

Em nota enviada na manhã de 05/08, a diretoria do Lar São Vicente de Paulo, em Ouro Preto, expõe para a população os números de infectados, as ações da entidade para conter a disseminação da Covid-19 entre idosos e funcionários. Leia a nota na íntegra.

06/08/2020 Ajude o Lar São Vicente de Paulo de Ouro Preto-MG. Veja as necessidades.

A nota abaixo representa exatamente a original recebida por nossa redação, exceto (Instituições de Longa Permanência para Idosos) introduzido pelo Jornal Voz Ativa para inteligibilidade dos leitores

Nota à imprensa                                         

  Ouro Preto, 05 de agosto de 2020

CONSIDERANDO que, de acordo com a literatura médica, a população idosa que reside nas ILPIs, (Instituições de Longa Permanência para Idosos) em geral, é mais vulnerável ao contágio e complicações decorrentes da doença causada pelo COVID-19 e, por este motivo, essas instituições devem implementar medidas de prevenção e controle de infecção, para evitar ou reduzir ao máximo que os residentes, seus cuidadores e profissionais sejam infectados pelo vírus e, mais significativamente, reduzir a morbimortalidade entre os idosos nessas instituições;

Considerando todas as demais Notas Técnicas e Normativas existentes, direcionadas em especial, a questão do Coronavírus e ILPIS;

Informamos:

Desde o início da emergência de saúde pública, mas precisamente na segunda quinzena de Março/2020 o Lar São Vicente de Paulo, procurou se reorganizar afim de resguardar idosos residentes e seus funcionários.

Para tanto, algumas medidas foram adotadas com caráter preventivo.

- Em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, promoveu uma formação (em abril) para todos os funcionários com informações e orientações, em especial à prevenção da doença e adoção de protocolos necessários;

- Suspensão temporária de novas admissões (com exceção para casos extremos e adotadas as devidas precauções), “o acolhimento de novos residentes deverá se dar de forma excepcional e como última alternativa para idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal” e ainda “ficando expressamente proibido o acolhimento de idosos com grau de dependência III (ausência total de autonomia)”.

- Para se adequar as novas demandas impostas pela pandemia, a instituição se organizou para garantir o atendimento das novas exigências sem comprometer o efetivo cuidado com os residentes.

Ao final de Junho, foi acionado o Ministério Público para solicitar o apoio para conseguir que fosse realizado o rastreamento da infecção em residentes e trabalhadores do Lar São Vicente de Paulo, por meio de testes laboratoriais disponíveis.

- Antes, importante pontuar que essa estratégia havia sido descartada em alguns contatos com a Vigilância Sanitária do Município, considerando o Protocolo utilizado (de testes em sintomáticos).

            Apesar de todos os procedimentos e tentativas supracitada, fomos surpreendidos com um óbito em 20 de julho de 2020, indicado como caso suspeito de COVID pela indicação clínica da pessoa que veio a óbito. Após realização de teste rápido e SWAB foi descartado a possibilidade de ser COVID-19, entretanto, no dia 26 de julho de 2020, novo óbito na instituição, ao qual testou positivo para Coronavírus.

            A título de esclarecimento, informamos que a pessoa deste último óbito precisou de atendimento médico que resultou em uma internação no dia 09 de julho. Quando esta pessoa ainda estava na Unidade de Pronto Atendimento, foi solicitado junto à Secretaria de Saúde a possibilidade de realização do teste para detecção de uma possível contaminação, entretanto, o médico da unidade alegou não haver indicação clínica para essa prescrição, uma vez que a mesma apresentava uma infecção do trato urinário. Esta pessoa permaneceu na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto no período de 09 a 17 de Julho, quando teve alta e retornou ao Lar São Vicente de Paulo e ficou no quarto separado para isolamento, onde ficaria por 14 dias. Em 26 de julho a residente apresentou uma piora clínica e foi levada (pelo SAMU) para o hospital de Campanha, onde veio à óbito. Apesar de o quadro clínico não estar ligado a possíveis sintomas de COVID-19, foi solicitado a realização do teste PCR, resultando em positivo.     

Após essa confirmação, iniciamos as tratativas com o Munícipio (por meio da Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária) para estabelecimento de estratégias para minimizar os impactos de uma possível proliferação na Instituição.

Paralelamente, foi reforçado o monitoramento de todos os residentes pela observação diária de estado de saúde, em especial nossos idosos mais debilitados, com maior grau de dependência e multicomorbidades além daqueles que pudessem vir a apresentar sintomas gripais, incluindo os funcionários.

Com o início da realização dos testes e primeiros resultados, fomos surpreendidos com um elevado número de positivos, incluindo funcionários.

O Lar São Vicente abriga hoje 58 residentes, sendo 37 Mulheres e 21 Homens.

No período de 29 a 31 de julho, foram feitas as coletas e encaminhamento das amostras para o laboratório de referência, e os resultados contabilizaram 32 resultados positivos, entre os funcionários e idosos da instituição.

Estamos ainda aguardando o resultado de 19 profissionais.

O Lar possui hoje uma equipe de 53 colaboradores, que são divididos por escala de plantão e em todos os setores (Cozinha, Lavanderia, Administrativo e Enfermagem). Considerando ter um grande percentual de técnicos/auxiliares de enfermagem e cuidadores de idosos, a entidade está em contato com o Município na tentativa de viabilizar a formalização de um Termo de Parceria que possibilite responder, de imediato, a substituição dos profissionais afastados e o reforço do Recursos Humanos necessários para garantir o pleno atendimento aos idosos institucionalizados, mas vem enfrentando dificuldade de localizar esses profissionais disponíveis para imediata contratação.

Estamos permanentemente reformulando nosso Plano de Contingência e Ação para responder as novas realidades e conseguir controlar da transmissividade na Instituição.

Estamos, em conjunto com a médica infectologista do Município e Vigilância Sanitária, estudando a possibilidade de remoção das internas positivas, providenciando o cumprimento do isolamento social longe dos demais residentes. Para tanto foi solicitado a imediata desocupação de um imóvel pertencente à instituição para construção de uma ala de isolamento daqueles que testaram positivo.  

RESUMO DE CASOS DE COVID NA ILPI ENTRE OS MORADORES:

58 moradores foram testados

14 casos confirmados

09 moradores em isolamento

04 moradores internado em hospital

01 óbito

Resumo de casos de covid na ILPI entre os funcionários:

19 funcionários testaram positivo

19 funcionários em isolamento domiciliar

Sendo o que se apresenta no momento.

Atenciosamente,

Geraldo Magela Caetano

Presidente

Lar São Vicente de Paulo

Deixar Um Comentário