Ouro Preto está em Alerta Laranja para tempestades, ventos e raios

Com previsão de até 200 mm de chuvas para o fim de janeiro e todo o mês de fevereiro, o município deve redobrar a atenção.

Home » Ouro Preto está em Alerta Laranja para tempestades, ventos e raios
Por Clara Costa / Revisão: Nízea Coelho Publicado em 12/01/2024, 15:33 - Atualizado em 12/01/2024, 15:40
ouro-preto-alerta-laranja-tempestades-ventos-raios
Foto – Parque Estadual do Itacolomi. Crédito – Ane Souz. Siga no Google News

Segundo informações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o Estado de Minas Gerais está em alerta Laranja, o que indica risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Na cidade de Ouro Preto, a chuva poderá chegar a 60 mm/h ou em até 100 mm/dia e os ventos serão intensos, entre 60-100 km/h. As tempestades isoladas terão raios e trovões e a Defesa Civil tem agido incansavelmente com medidas preventivas para reduzir os possíveis problemas ocasionados pelas tempestades.

No mês de outubro de 2023, a cidade de Ouro Preto anunciou o Plano de contingência, delineando estratégias voltadas para a segurança da população e a preservação do patrimônio municipal durante o período chuvoso. Neri Moutinho, gerente da Defesa Civil, informa as ações junto a órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros e secretarias municipais, dando orientações em caso de eventuais riscos ocasionados pelas fortes chuvas na região. Com o intuito de antecipar e responder eficazmente a situações de emergência decorrentes das chuvas, o plano detalha as atribuições específicas de cada órgão envolvido. Neri Moutinho destaca: “O plano de contingência identifica ações necessárias para minimizar impactos da situação de emergência. Ele é claro e objetivo, servindo como orientação para eventos contingentes.”

Dada a topografia montanhosa da cidade, a atenção durante os períodos chuvosos é crucial. Em janeiro do ano passado, por exemplo, a Defesa Civil emitiu um alerta em que as chuvas intensas aumentaram os riscos de deslizamentos e inundações em diversas áreas de Ouro Preto e distritos da cidade. No mesmo ano, a rua Padre Rolim passou por obras de reforço do talude existente e contenção por meio de muro gabião. Isso porque, durante os períodos de chuva, havia deslizamentos, o que não só causava transtornos, mas gerava também riscos à população.

Em 2023, as fortes chuvas em Minas Gerais chegaram à 300 mm de acordo com o INMET, deixando desabrigados e feridos em diversas cidades do estado.  Nesse ano de 2024, em Ouro Preto, a previsão de chuvas é de cerca de 200mm entre o fim de janeiro e todo o mês de fevereiro. Apesar de menor que do ano anterior, é necessário o mesmo nível de atenção. 200mm de chuvas por m² também oferece riscos a população e por isso, a comunidade ouro-pretana precisa se mobilizar para se manter segura e preservar a vida.

Atenção redobrada

A população deve ficar alerta! Atingir a marca de 80 mm aumentam os riscos de encharcamento do solo, rolamento de blocos e pequenas rachaduras, demandando atenção redobrada. Em casos de precipitação superior a 110 mm, com agravamento das condições, a população é orientada a contatar imediatamente a Defesa Civil. É preciso acompanhar as noticias e previsões do tempo diárias para sempre se manter informado.

Como saber se estou em uma área de potencial risco?

Você consegue saber se está em risco usando uma simples caneta. Dizer que a chuva chega a altos milímetros, significa que ela está ocupando uma grande área por m², do solo. Uma caneta comum, por exemplo, possui cerca de 150 milímetros em pé, por isso, para identificar o risco do local que você está, basta analisar se a altura da água está atingindo o tamanho da caneta. Se estiver, você está em uma área de risco e precisa imediatamente entrar em contato com a Defesa Civil e buscar um local seguro.

Prefeitura mobilizada

PMRR - Plano Municipal de Redução de Riscos é um importante método de segurança da Defesa Civil. Caso haja risco ou a possibilidade de iminentes riscos, as secretarias municipais estão atentas aos canais de comunicação da Prefeitura de Ouro Preto. Divulgando os alertas, dando resposta em recuperação de algumas áreas atingidas e afetadas até mesmo no período de chuvas. Uma das ações da PMRR, por exemplo, é realizar a limpeza dos 2100 bueiros do Município. São ações que minimizam os impactos das fortes chuvas e os riscos ocasionados por ela.

Quando devo ligar para a Defesa Civil?

Pequenas trincas, rolamento de blocos e água barrenta são indicativos de potenciais problemas. Em caso de emergência, procure a Defesa Civil no número 199, no WhatsApp (31 98375-6863) ou no endereço R. Conselheiro Santana, 14 - Nossa Sra. Do Pilar, Ouro Preto - MG, 35400-000. A evacuação do local e a busca por abrigo seguro são as principais recomendações em casos de risco.

Atuação da Defesa Civil de Ouro Preto

Atualmente a Defesa Civil conta com onze servidores e quatro estagiários e o desafio logístico na cidade é notável, abrangendo doze distritos, trinta e nove bairros, oitenta e duas localidades e dezessete super localidades, além das fronteiras com dez municípios. Neri destaca a implantação do Nupdec (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), que visa agilizar a resposta a eventos em bairros específicos. “Nesse núcleo é feito contato com o morador ou com associação para que eles possam informar a Defesa Civil dos eventos dentro daquele bairro”, afirma.

Barragens

Sobre as barragens, Neri destaca: “Estão sendo monitoradas. Nesse governo, Angelo Oswaldo deu um passo muito importante que foi a setorização dentro da Defesa Civil. Então hoje nós temos Diretoria de Baixa, nós temos Diretoria de Patologia, nós temos a Diretoria Operacional, a Diretoria Administrativa e eu estou na gerência. Temos o nosso geólogo Charles Murta, que é o diretor da barragem e que vem fazendo um excelente trabalho, acompanhando todas as barragens. São muitas. Em algumas já foram realizados simulados e outras estão no planejamento para que a gente faça o simulado.”

Monitoramento com drones

Por fim, Neri destaca que é difícil setorizar uma área como perigosa ou isenta de perigos. Para melhorar o monitoramento, dois drones foram adquiridos: um sobrevoa durante o dia e o outro sobrevoa a noite. Através deles é possível aumentar a vigilância não só da cidade de Ouro Preto, mas também dos distritos, subdistritos e outras áreas. Em alguns casos, só o monitoramento constante da Defesa Civil não é suficiente e, por isso, é muito importante a manifestação dos moradores, relatando as condições das suas casas e dos bairros.

“Eu sempre falo que o maior patrimônio é a vida, então, acima de tudo é importante se salvar e, se possível, salvar outras pessoas. A participação da população é importantíssima na vida da Defesa Civil. A Defesa Civil está completando 20 anos e, nesse período, Ouro Preto cresceu muito e está evoluindo muito. Assim como a cidade, estamos constantemente evoluindo com recursos, aprendizado e mobilização de pessoas para melhor atender a população, mas sempre fazendo todo o processo como uma equipe, mobilizando a população, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretarias... toda ajuda é necessária”, concluiu Neri Moutinho.

Deixar Um Comentário