Escola de Samba Inconfidência Mineira não desfilará no Carnaval Ouro Preto 2024

Home » Escola de Samba Inconfidência Mineira não desfilará no Carnaval Ouro Preto 2024
Por Diretoria da ESIM Publicado em 11/01/2024, 13:29 - Atualizado em 11/01/2024, 15:05

Em nota, divulgada em suas redes sociais, a Direção da Escola de Samba Inconfidência Mineira decidiu que a agremiação não participará do desfile do Carnaval 2024. Leia a nota na íntegra e veja as alegações.

A diretoria da Escola de Samba Inconfidência Mineira - ESIM, manifesta com profundo respeito aos seus integrantes e a toda a comunidade, a decisão unânime de não participar do desfile do carnaval de 2024. Esta decisão foi extraordinariamente difícil, permeada por ponderações cautelosas e reflexões detalhadas, diante dos desafios atuais.

Com a liberação dos recursos, programados para o dia 08 de janeiro e os desfiles marcados para os dias 10 e 11 de fevereiro, o prazo para a confecção das alegorias e fantasias ficaram comprometidos. É preciso discutir um prazo maior, com a antecipação dessa verba em pelo menos 5 a 6 meses, para podermos ter o maior e melhor desfile de todos os tempos.

É importante ressaltar que ao longo deste ano promovemos dois eventos. Gostaríamos de ter feito mais, mas encontramos muitos obstáculos e burocracia com liberações de alvarás e mão de obra para a realização dos mesmos, no entanto, os recursos arrecadados não se mostram suficientes para viabilizar a realização do desfile.

A Escola de Samba Inconfidência Mineira, passa por um processo de regularização dos seus documentos e CNPJ, para podermos estar em dia com os nossos compromissos. A maior parcela dos recursos provém do poder público, uma vez que, lamentavelmente, não contamos com o respaldo da iniciativa privada.

A Escola, não participando do desfile de 2024, não receberá nenhum repasse da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e nem da Comissão Ouro-pretana de Folclore. O único repasse que a escola tem a receber tem valor de mil reais, pela participação no triunfo eucarístico, mas ainda foi recebido.

Esta decisão, embora dolorosa, é percebida como acertada em meio às circunstâncias que enfrentamos. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos os envolvidos, reconhecendo os desafios que esta decisão representa para a comunidade.

Parabenizamos e expressamos nosso profundo respeito à decisão das demais escolas que, com entusiasmo, promoverão o Carnaval de 2024. Além disso, reafirmamos nosso compromisso em continuar dedicados a realização de eventos, visando fortalecer e honrar o nome da Escola de Samba Inconfidência Mineira - ESIM, em futuras edições do Carnaval.

Luis Carlos Donato Gomes
Presidente da ESIM

Deixar Um Comentário