25ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Escolas de Samba de Ouro Preto-MG decidem: Aliança da Piedade só desfila novamente em 2028.

Por não haver diretoria ativa da Liga, Escolas trabalham sob o respaldo de uma Comissão formada por membros das agremiações

Home » Escolas de Samba de Ouro Preto-MG decidem: Aliança da Piedade só desfila novamente em 2028.
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 01/03/2024, 11:17 - Atualizado em 01/03/2024, 11:17
aliança-piedade-nao-desfila-ate-2028-carnaval-ouro-preto
Foto – Dirigentes das Escolas em reunião que definiu o afastamento da Aliança da Piedade Siga no Google News

Um comunicado das Escolas de Samba Acadêmicos de São Cristóvão, Unidos do Padre Faria, Império de Morro Santana, Mocidade Independente de Princesa Isabel e União Recreativa do Santa Cruz, de Ouro Preto, que desfilaram no carnaval 2024, na Praça Tiradentes, determinou a punição da Escola de Samba Aliança da Piedade, que fica suspensa dos desfiles até o final de 2027.

No comunicado, as Escolas afirmam que a Aliança da Piedade “como as demais agremiações, recebeu os recursos destinados ao desfile, e comunicou a decisão de não desfilar dias antes da sua apresentação, após todos os trâmites burocráticos para a realização do evento serem concluídos.”

O valor da subvenção para as Escolas foi definido em reunião no dia 04 de janeiro, com integrantes de sete das nove agremiações, no auditório da Prefeitura. As subvenções foram repassadas à Comissão Ouro-Pretana de Folclore, entidade que está apta a fazer a transação, já que as Liga das Escolas de Samba está inativa. Cada Escola recebeu 55 mil reais e houve premiação de 30 mil reais, divididos em 15 mil para a primeira colocada, 10 mil para a segunda e 5 mil para a terceira colocada. 

A Comissão Ouro-pretana de Folclore recebeu os valores da Prefeitura de Ouro Preto e fez os repasses para todas as Escolas que desfilaram e para a Aliança da Piedade no valor acima citado, de R$ 55.000,00.

Representantes das Escolas de Samba Inconfidência Mineira e União Recreativa de Cachoeira do Campo participaram da reunião que definiu a suspensão da Aliança da Piedade e se abstiveram da decisão. A ESIM e a URCCA comunicaram previamente que não desfilariam devido ao tempo escasso para organização e outros fatores, portanto, não receberam os valores da Prefeitura.

Por não haver, desde o carnaval de 2023, uma diretoria na LESOP - Liga das Escolas de Samba de Ouro Preto, as próprias Escolas trabalham sob o respaldo de uma Comissão formada por membros das agremiações, que em conjunto tomam as decisões.

A Comissão agradece a Secretaria de Turismo e Cultura que permitiu e pagou empresa que trouxe os jurados do carnaval de 2024, escolhidos pelas próprias escolas e também pela liberdade e apoio ao trabalho das agremiações, antes e durante o período carnavalesco.

A decisão do comunicado, que pode ser lido abaixo, foi tomada por essa comissão, formada por representantes de todas as escolas.

Leia o comunicado na íntegra:

Comunicado

As Escolas de Samba de Ouro Preto, Acadêmicos de São Cristóvão, Unidos do Padre Faria, Império de Morro Santana, Mocidade Independente de Princesa Isabel e União Recreativa do Santa Cruz, reunidas no dia 14 de fevereiro, decidiram por unanimidade que a Escola de Samba Aliança da Piedade ficará suspensa dos desfiles carnavalescos de Ouro preto, até o final do ano de 2027.

Tal decisão foi reafirmada em 28 de fevereiro, quando Acadêmicos de São Cristóvão, Unidos do Padre Faria, Império de Morro Santana e Mocidade Independente de Princesa Isabel validaram novamente seu posicionamento. Estiveram presentes também na reunião, a Escola de Samba União Recreativa de Cachoeira do Campo, e a Escola de Samba Inconfidência Mineira.

A atitude tomada pelas escolas tem como embasamento o fato de a Escola de Samba Aliança da Piedade não ter participado do desfile das Escolas de Samba que ocorreu em 12 de fevereiro, na Praça Tiradentes, uma vez que, assim como as demais agremiações, recebeu os recursos destinados ao desfile, e comunicou a decisão de não desfilar dias antes da sua apresentação, após todos os trâmites burocráticos para a realização do evento serem concluídos.

Deixamos aqui nosso fraterno abraço a toda a população do Bairro Piedade, que tanto se empenhou e se preparou para esse momento único de desfilar na Praça Tiradentes e ser o centro das atenções do Carnaval de Ouro Preto.

Ouro Preto, 29 de fevereiro de 2024
Escolas de Samba de Ouro Preto


Deixar Um Comentário