Escola de medicina da Ufop rebate nota de repúdio da Santa Casa

A Escola de Medicina da Ufop fala sobre o assunto e destaca os avanços que o Hospital Escola de Lafaiete pode trazer para a microrregião. Entenda o caso.

Home » Escola de medicina da Ufop rebate nota de repúdio da Santa Casa
Por Daniel Marcos Publicado em 19/12/2023, 19:21 - Atualizado em 19/12/2023, 19:46

A Irmandade da Santa Casa de Ouro Preto emitiu nesta terça-feira, 19 de dezembro, uma nota de repúdio em face do conteúdo publicado, no site da Universidade Federal de Ouro Preto, no dia 16 de novembro de 2023, em que tratava da possibilidade de a Ufop assumir a gestão do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, que segundo informações ainda está em obras, com previsão de conclusão em 2025.

Assumir o Hospital de Lafaiete é uma possibilidade na qual a Universidade Federal de Ouro Preto poderá realizar a sua gestão técnico-científica e direcionar parte de seus alunos para as atividades de internado e residência, o que possibilitaria a captação de recursos a serem investidos no aumento dos atendimentos às cidades da região, incluindo Ouro Preto, configurando, nesse caso a criação do Hospital Escola.

Em nota, a Santa Casa informa que sempre pleiteou o título de “Hospital de Ensino” com vistas à ampliação da atuação na área de assistência à saúde na Região dos Inconfidentes, ao receber discentes do curso de medicina e que a decisão de optar pela cidade de Lafaiete impactaria negativamente nos serviços oferecidos em Ouro Preto, o que foi rebatido pela direção da Escola de Medicina da Ufop.

Para entender melhor essa situação, é necessário compreender a diferença entre Hospital Escola e Hospital de Ensino. Para isso, nossa reportagem conversou com exclusividade com Eduardo Braga, médico e professor do departamento de cirurgia da escola de Medicina da Ufop e com Keila Deslandes, que assumiu interinamente a direção da Escola de Medicina da Ufop motivo de licença médica do diretor Iure Kalinine.

Eduardo explicou que caso a Ufop venha a assumir a gestão do Hospital de Lafaiete e implantar lá o Hospital Escola, em nada afetaria a parceria já estabelecida com a Santa Casa. Eduardo disse que Ouro Preto teria muito a ganhar, considerando a possibilidade de a Ufop ampliar, ou até mesmo duplicar o número de alunos.

Eduardo explicou ainda que a Santa Casa pleiteia o título de Hospital de Ensino, que é um hospital independente que exerce as atividades de ensino. O professor de cirurgia lamentou a nota de repúdio da Santa Casa, já que segundo ele a Escola de Medicina da Ufop não foi chamada para tratar desse assunto internamente.

“Nós ficamos muito tristes ao saber dessa nota, até mesmo porque não fomos procurados para que pudéssemos esclarecer quais são os reais objetivos da Escola de Medicina em relação a ter ou não um Hospital Escola. Nós sempre estivemos do lado da Santa Casa de Ouro Preto e agradecemos, sobremaneira, todo o tempo que a Santa Casa tem apoiado a Escola de Medicina da Ufop. Não existe, até o momento, nenhum projeto que possa mostrar qualquer interesse da nossa parte de diminuir ou suspender a parceria com a qual temos há tanto tempo e estamos à disposição da Santa Casa de Ouro Preto para discutir esse projeto. Nosso objetivo é melhorar as nossas relações”, pontuou Eduardo.

Vamos entender a diferença entre Hospital de Ensino e Hospital Escola:

HOSPITAL ESCOLA

O estado mineiro tem apenas quatro hospitais escolas. Nossa reportagem apurou que, há mais de 40 anos não é criado um hospital escola em Minas Gerais, além dos já existentes.

Os hospitais escola universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência e eficácia, à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde.

Os hospitais universitários apresentam grande heterogeneidade quanto à sua capacidade instalada, incorporação tecnológica e abrangência no atendimento. Todos desempenham papel de destaque na comunidade onde estão inseridos.

HOSPITAL DE ENSINO

Hospitais de Ensino são estabelecimentos de saúde que pertencem ou são conveniados a uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, que servem de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e que são certificados conforme o estabelecido na legislação do Programa de Certificação de Hospitais de Ensino.

A atividade jornalística precisa seguir preceitos éticos para que não haja prejuízo à opinião pública. Assim, ouvir sempre todas as partes envolvidas em qualquer assunto é crucial para distinguir o trabalho jornalístico dos textos sensacionalísticos replicados na internet. O imediatismo nas redes sociais pode, muitas vezes, servir como solo fértil para a proliferação de notícias falsas ou mal produzidas.

Clique aqui e leia a matéria publicada no site da Ufop e citada na nota de repúdio da Santa Casa.

Clique aqui e leia a nota divulgada pela Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto.

Deixar Um Comentário