Distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto tem garimpo fechado pela PF

Home » Distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto tem garimpo fechado pela PF
Por Com texto da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais Publicado em 11/05/2022, 11:43 - Atualizado em 11/05/2022, 13:29
Foto – Ação dos policiais no distrito / Crédito-PF Siga no Google News

A Polícia Federal desativou ontem, 10/5, um garimpo ilegal de ouro que funcionava clandestinamente no Distrito de Antônio Pereira, Município de Ouro Preto/MG.

Foram apreendidos diversos equipamentos e conduzidos seis garimpeiros à sede da Polícia Federal em Minas Gerais para prestarem declarações.

O crime de garimpo ilegal está previsto no art. 55 da Lei 9605/98, com pena de seis meses a um ano de detenção e multa. Também está tipificado no art.2 da Lei 8.176/91, com pena de detenção de um a cinco anos, sem prejuízo da multa.

Diligências prosseguem para identificar e coibir prática nociva ao meio ambiente.

Durante a sessão do programa Câmara Itinerante, quando os vereadores estavam no distrito para a reunião ordinária, houve debate sobre o tema, passando pela situação financeira e dificuldades de garantia de sustento, por parte de algumas pessoas que vêm no garimpo artesanal a única fonte de renda, diante do desemprego.

Ainda segundo a PF, os trabalhos seguem para dar continuidade ao combate do ilegal do garimpo.

Foto - Reunião da Câmara Itinerante de Ouro Preto no distrito de Antônio Pereira / Crédito-Tino Ansaloni

2 Comments

  1. Luiz armando Maciel Lopes 12/05/2022 em 15:41- Responder

    Gente esta situação já tá muito na cara! Porq os pobres não pode trabalhar e a vale pode acabar com tudo ? Kd a cachoeira que tinha aí? Isto daí pode ? Fora muitas nascente de água! Aí pode ?

  2. André 15/05/2022 em 11:28- Responder

    “Ainda segundo a PF, os trabalhos seguem para dar continuidade ao combate do ilegal do garimpo.”, não seria …ao combate do garimpo ilegal? Uma dúvida que tenho. Existem ativos em OP garimpos legais em atividade? Obrigado.

    Uma outra coisa, seria uma sugestão de reportagem, como podemos fazer para testar na água do(s) município(s) a presença quantificada de substâncias contaminantes, creio que atualmente esse controle não é feito. O aumento do uso de defensivos agrícolas e aditivos, nitratos, fosfatos, fertilizantes químicos em geral, e a possível alta do garimpo, e acredito que seja este o cenário nacional atualmente, nos impelem a um controle maior dos parâmetros de saneamento e balneabilidade dos corpos d’água. Grande abraço e obrigado.

Deixar Um Comentário