6ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

Alerta da Defesa Civil de Ouro Preto para tempestades e risco de cabeça d’água em cachoeiras no fim de semana

A subida repentina da vazão na cachoeira pode surpreender os banhistas.

Home » Alerta da Defesa Civil de Ouro Preto para tempestades e risco de cabeça d’água em cachoeiras no fim de semana
Por Defesa Cilvil de Ouro Preto Publicado em 02/12/2023, 10:52 - Atualizado em 02/12/2023, 11:36
2024-calor-e-chuva-acima-da-media-historica-mg
Foto — Chuvas em Ouro Preto. Crédito — Tino Ansaloni Siga no Google News

Previsão do tempo da Defesa Civil Municipal de Ouro Preto para esse final de semana.

O Geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto, Charles Romazamu Murta, fala sobre a previsão para 02/12 e 03/12.

Ouça aqui áudiio da Defesa Civil de Ouro Preto

Neste sábado, dia 02 de dezembro, persiste o quadro meteorológico de tempo instável, principalmente no período da tarde, em todas as regiões do Estado de Minas Gerais.

Tempestades severas devem ocorrer em boa parte do estado mineiro, principalmente em áreas do Triângulo, Sul do Jequitinhonha, boa parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde está o município de Ouro Preto, também na região Central, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Vale do Rio Doce.

A temperatura máxima pode atingir os 30 graus e a unidade relativa do ar deve ficar em torno de 55% na parte da tarde.

Já para o domingo, dia 03 de dezembro, o tempo segue instável com pancadas de chuva em todas as regiões mineiras. Previsão de tempestade severas em praticamente todas as regiões do estado, principalmente no período da tarde.

A temperatura máxima deve ficar em torno dos 29 graus, com umidade relativa do ar na casa dos 45 a 55% no período da tarde. Portanto, nós chamamos atenção da população quanto as tempestades severas, previstas para o sábado e também para o domingo.

O que são essas tempestades? São aquelas tempestades com capacidade de produzir, por exemplo, granizos acima de 2 cm, rajadas de vento acima de 90 km por hora, chuvas torrenciais que nesse caso variam entre 20 a 50 mm e muitas descargas atmosféricas, muitos raios.

Como estamos no final de semana e a temperatura vai estar elevada, é muito comum que as pessoas busquem as cachoeiras da região, com opção de lazer. Portanto, nós vamos destacar hoje, para a população, o fenômeno conhecido como cabeça d'água, que é aquela subida repentina da vazão na cachoeira, ou seja, o volume de água aumenta de forma instantânea da cachoeira e surpreende os banhistas.

Um banhista que estiver dentro do curso d'água na cachoeira, ele vai ter um tempo de três, no máximo 5 segundos para tentar sair daquela área e buscar uma região segura nas margens, o que torna tão letal esse fenômeno.

E nós chamamos atenção: sempre que vocês observarem que na região da cabeceira da cachoeira, o tempo está fechado, é hora de ir embora, porque podem ser surpreendidos como fenômeno conhecido como cabeça d'água.

Aqui foi Charles Murta e lembramos sempre: Defesa Civil Somos Todos Nós

Deixar Um Comentário