Guarda Municipal socorre trabalhador acidentado em Lavras Novas – distrito de Ouro Preto-MG

Cursos de aperfeiçoamento mostram a preocupação da GCM em atender com qualidade a população

Home » Guarda Municipal socorre trabalhador acidentado em Lavras Novas – distrito de Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 10/05/2024, 20:28 - Atualizado em 11/05/2024, 12:25
guarda-municipal-socorre-jovem-acidentado-lavras-novas
Foto – Agente Bittencourt em ação de socorro qualificado à vítima / Crédito – Guarda Municipal de Ouro Preto Siga no Google News

Atenção veículos de comunicação: é terminantemente proibido o uso de material exclusivo do Jornal Voz Ativa, seja texto ou foto.

Com a homologação do concurso público da Guarda Municipal de Ouro Preto no mês de março de 2024, aumentando de 36 para 68 o número de agentes, foi possível o início das atividades no distrito de Lavras Novas, desde a sexta-feira, 12 de abril.

Além de cuidar da segurança dos moradores e organização do trânsito, especialmente nos finais de semana, quando Lavras Novas recebe milhares de visitantes, a Guarda está atenta ao cotidiano da comunidade. Agentes socorreram, por volta de 15h30 desta sexta-feira, um trabalhador que se acidentou com o disco de um equipamento roçadeira, enquanto prestava serviço no campo de futebol do time Vila Nova.

Clique aqui e assista ao vídeo

O Jovem de 27 anos teve ferimento na coxa esquerda, próximo da virilha e uma guarnição foi acionada por populares para o socorro à vítima. Foi aplicado um torniquete para estancamento do sangramento. O rapaz foi levado para a UPA Dom Orione imediatamente após as primeiras ações dos agentes. A vítima passa bem e estável, está em observação.

Segundo o Comandante da Guarda Municipal, Jonathan Marotta, agentes são mensalmente encaminhados para a cursos de aperfeiçoamento e qualificação operacional para lidar com os mais diferentes eventos de segurança. Um deles é o curso de Operador de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH), cujas aulas acontecem no Centro de Treinamento da Diretoria Operacional da SEJUSP - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para Marotta, este treinamento, extremamento útil para os agentes que, em vários momentos, são os primeiros a se depararem com vítimas, mostra que a busca constante por qualificação, extremamente útil, é o caminho certo e a ação de hoje é resultado desse empenho.

"Todos os meses, a parceria com a SEJUSP permite o envio de Guardas Municipais e isso nos deixa muito felizes em ver o caminho certo sendo percorrido, pois, nossos homens sabem lidar com essas situações" diz Marotta.

Ainda segundo Marotta, às 15h30 foi aplicado adequadamente o torniquete, estacando o sangramento intenso da perna do jovem e às 15h50, a viatura já chegava à UPA Dom Orione com a vítima.

Agentes da Patrulha Distrital que atuaram na ocorrência:
- Inspetor Bittencourt
- GCM Castro
- GCM Ricardo
- GCM Costa

Deixar Um Comentário