Capitã PM de Minas Gerais é condecorada com uma das maiores honrarias do estado

"É uma grande satisfação e orgulho para mim, poder trabalhar em prol de uma cidade melhor”, disse a militar durante a cerimônia de entrega da medalha na última sexta-feira (16).

Home » Capitã PM de Minas Gerais é condecorada com uma das maiores honrarias do estado
Por - Assessoria Local de Comunicação Organizacional do 52º BPM Publicado em 19/07/2021, 18:37 - Atualizado em 19/07/2021, 19:01
Foto – Comandante da 239ª Cia PM/52º BPM, Capitão PM Marta, foi condecorada com a Medalha do Dia de Minas 2021, entregue pelo Vice-Governador, Paulo Brant, e pelo Prefeito de Mariana, Juliano Duarte. Crédito – ASCOM/PMOP. Siga no Google News

A Comandante da 239ª Cia PM do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), Capitã PM Maria Marta Guido de Lima, foi condecorada com a Medalha do Dia de Minas, na tarde da sexta-feira, dia 16 de julho/21, em Mariana (MG).

A solenidade de entrega das Medalhas ocorreu junto à inauguração da nova sede do Fórum da cidade. A Medalha é destinada a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e de Mariana, município que completou 325 anos no dia 16. Na data, a cidade recebeu o título simbólico de Capital do Estado de Minas Gerais e o evento seguiu os protocolos sanitários referentes à prevenção à Covid-19.

A Capitã PM Marta mora em Mariana desde 2001 e está comandando, pela segunda vez, a 239ª Cia PM do 52º BPM. Segundo a Oficial da PMMG, ser condecorada com a "Medalha do Dia de Minas Gerais" foi um momento diferenciado e de muita emoção.

"É uma grande satisfação e orgulho para mim, poder trabalhar em prol de uma cidade melhor e mais segura para os marianenses! E receber o reconhecimento às nossas ações, principalmente profissionais, nos motiva a trabalhar ainda com mais afinco! Dedico essa homenagem a todos os policiais militares da 239ª Cia PM, porque, com certeza, sem o empenho e o compromisso de cada um deles, esse reconhecimento não seria possível", ponderou.

O Comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Joilson Fernandes Bittencourt, ressaltou a importância da homenagem à Capitão PM Marta, primeira mulher a comandar a 239ª Cia PM do 52º Batalhão, em Mariana.

"Essa condecoração é um fato de destaque, principalmente neste ano, no qual a PMMG comemora os 40 anos de inclusão da mulher Policial Militar nas fileiras da nossa corporação", explicou o Comandante do 52º BPM.

Dia de Minas

Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de Julho” como o "Dia do Estado de Minas Gerais" é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo.

A ideia foi lançada em 1977, na sessão alusiva ao 281º aniversário de Mariana. Com o apoio do então presidente na Casa de Cultura de Mariana, o historiador Waldemar de Moura Santos, dos acadêmicos, autoridades municipais e comunidade, Roque Camêllo encaminhou a proposta ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

Com base em razões históricas identificadas e pelas diversas primazias de Mariana, especialmente por ter sido o primeiro núcleo urbano organizado, instituiu-se o dia “16 de Julho” como o "Dia do Estado de Minas Gerais". Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do estado, conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência da capital para o município.

Participe da segurança pública de sua comunidade, ligando para o Disque Denúncia: 181. O sigilo é absoluto.
Clique aqui e acesse o site do 52º Batalhão de Polícia Militar

Deixar Um Comentário